O impacto da IA na sua agência SEO

O mercado das agências especializadas em SEO está sempre em busca de ferramentas novas para auxiliar as operações e melhorar a entrega dos produtos. Em 2025, estar a par das principais tendências será fundamental para que sua agência SEO consiga entregar resultados de maneira dinâmica, prática e com qualidade. Pensando nisso, elaboramos esse guia que discute as principais ferramentas no mundo da consultoria SEO, assim como a maneira correta de implementá-las.

É evidente que os grandes modelos de linguagem (LLM, da sigla em inglês) transformaram o marketing digital, e o  impacto da IA no SEO não pode ser diminuído. A IA trouxe consigo transformações radicais em vários campos, desde a produção de conteúdo até o planejamento estratégico de campanhas de rankeamento do Google.

Impacto produtivo

A IA trouxe eficiência nas operações do setor de SEO internacional, otimizando tarefas repetitivas e aprimorando processos estratégicos. O modelo GPT-4, LLM desenvolvido pela OpenAI, é o carro-chefe desse tipo de IA: um assistente pessoal que fornece respostas a perguntas específicas de acordo com um repertório próprio e capacidade de busca na Internet.

Automação com IA generativa

O ChatGPT é como um canivete: oferece muitas soluções, mas com menor especificidade. Dessa forma, outras plataformas de IA generativa prosperam ao oferecer serviços específicos de IA generativa, voltados para as necessidades de cada indústria. Plataformas como o Midjourney entregam um sistema robusto de geração de imagens, que podem servir como ilustrações para o seu conteúdo ou representações visuais de seus dados. Além disso, plataformas específicas de marketing digital, como o Jasper ou o Breeze, são particularmente adaptadas para os desafios que as agências de SEO enfrentam.

Chatbots

Chatbots são uma maneira fácil e efetiva de automatizar tarefas que requerem uma atenção especial ao seu consumidor. Para as agências de marketing digital, isso pode ser a coleta de dados do seu cliente, o oferecimento de formulários de satisfação ou até mesmo a apresentação dos serviços oferecidos. Esse é outro exemplo de como o impacto da IA no SEO pode ser diverso.

Impacto estratégico

A capacidade de processamento de dados ampliada pelas ferramentas de IA permite que as agências SEO obtenham insights mais profundos, ajudando na tomada de decisões estratégicas e melhorando o seu posicionamento no Google.

Pesquisa de palavras-chave 

Com o auxílio de ferramentas de IA, a auditoria SEO e a pesquisa de palavras-chave tornaram-se mais rápidas e precisas, possibilitando identificar oportunidades valiosas de crescimento. Ferramentas como SEMrush e Ahrefs, equipadas com algoritmos avançados de IA, conseguem analisar milhões de palavras-chave em poucos minutos. Elas oferecem informações como volume de busca, concorrência, e até mesmo palavras-chave relacionadas que podem gerar tráfego adicional.

Imagine uma agência de SEO local trabalhando para um e-commerce de moda. Utilizando essas ferramentas, a agência pode descobrir que “tênis branco casual” tem um alto volume de buscas, mas concorrência moderada. Com base nisso, o time pode criar conteúdos otimizados, como blogs, descrições de produtos e campanhas específicas, aumentando a visibilidade.

Outro exemplo prático do uso de inteligência artificial no SEO é identificar tendências de período. Ferramentas como Google Trends, equipadas com a análise preditiva da IA, permitem prever quando determinados termos de pesquisa se tornam mais relevantes, ajudando as empresas a se prepararem com antecedência para eventos sazonais como Black Friday, o que afeta diretamente seu posicionamento do Google.

Pesquisa de usuário

A análise do comportamento dos usuários com IA oferece informações valiosas que podem ser usadas para personalizar campanhas e estratégias de conteúdo, resultando em maior engajamento e relevância. Com informações coletadas por IA, uma agência de marketing digital pode reposicionar CTAs, ajustar elementos de navegação, ou otimizar elementos de SEO mobile para facilitar o acesso às páginas mais importantes.

Outra aplicação prática é a segmentação automática de usuários, através de plataformas que utilizam IA para categorizar visitantes com base em dados como comportamento de compra, tempo gasto no site e interações anteriores. Um exemplo seria um varejista online identificar que usuários que navegam por mais de 10 minutos sem comprar têm maior probabilidade de converter com um desconto imediato. Assim, a IA pode acionar automaticamente um pop-up oferecendo 10% de desconto para finalizar a compra. 

Impacto financeiro

Todo o esforço que você fizer com posicionamento SEO só será significativo se forem associados a uma métrica importante de rendimento: o ROI, ou retorno sobre investimento, da sigla em inglês. Tendo em mente a relação adequada entre alocação de tempo e recursos com o produto final, você consegue otimizar sua auditoria SEO para que ela seja mais frutífera ao atrair e converter leads. Nesse sentido, a IA é fundamental para dinamizar processos e facilitar a sua vida.

Otimização de conteúdo

A IA facilita a produção de conteúdo otimizado, que não apenas melhora o desempenho nos motores de busca, mas também melhora sua conexão com o público. Esse processo é essencial para qualquer agência especializada em SEO que busca resultados consistentes. Assim, você consegue atingir o objetivo básico de toda estratégia de conteúdo: conquistar seu cliente oferecendo valor real.

Estratégias on-page e off-page

Uma agência de marketing digital bem equipada pode gerenciar backlinks, metadados e outros dados cruciais para conseguir resultados sólidos. Para além de um texto qualificado e informativo, é importante ter os demais elementos otimizados, como meta títulos e meta descrições, de maneira que os buscadores consigam direcionar seu conteúdo para aqueles mais interessados em consumi-lo. Ferramentas de IA especializadas, como Google Search Console, Yoast e SEMrush podem auxiliar sua agência SEO nesse processo de identificar lacunas a serem otimizadas.

Conversão

Ao utilizar IA para ajustar campanhas e identificar áreas de melhoria, uma agência SEO consegue aumentar significativamente as taxas de conversão e posicionamento SEO, oferecendo um retorno financeiro expressivo para seus clientes. Por exemplo, ferramentas como Google Analytics (que é integrado com IA), podem analisar o comportamento dos usuários em um site, identificando páginas onde os visitantes abandonam o processo de compra. Com esses dados, é possível otimizar elementos como botões de chamada para ação (CTAs), simplificar formulários ou reorganizar o layout para melhorar a experiência do usuário.

Além disso, a inteligência artificial no SEO pode personalizar campanhas de e-mail marketing com base nos interesses e no histórico de navegação do cliente, utilizando plataformas como HubSpot. Por exemplo, um usuário que visitou a página de um produto específico, mas não finalizou a compra, pode receber um e-mail automático com um desconto personalizado ou uma recomendação complementar, incentivando a conversão. Essas abordagens permitem que uma agência SEO não apenas atraia mais leads qualificados, mas também converta-os de forma mais eficiente, aumentando o retorno sobre o investimento de seus clientes.