Você sabe o que é redirecionamento 301?
Às vezes o conteúdo ou qualquer coisa que costumávamos fazer no site no passado pode não ser mais relevante para a tendência atual.
Ou pode ser que de repente não gostemos de um nome que já escolhemos para o site há muito tempo. Quer mudar o nome do seu site mas já está indexado e ranqueando nas ferramentas de busca, o que devo fazer?
É natural que surja o medo de que a classificação do site na primeira página do Google desapareça ao realizar essa mudança.
Porém, fique tranquilo, não é preciso nenhuma preocupação. Isso porque existe uma técnica chamada “Redirecionamento 301” para usar em todos os domínios sem perder bons rankings com certeza!
O que é redirecionamento 301?
Primeiramente, tente responder a si mesmo se você está enfrentando esses problemas ou não:
- Quer mudar o nome do site ou um novo nome de domínio, mas o site antigo já está ranqueando bem na SERP;
- O site tem uma classificação de SEO muito ruim. Portanto, desejo alterar o nome da nova página de URL para melhor classificação;
- O usuário visita o site e encontra o Erro 404 Página não encontrada porque a página foi removida.
Mostre que você está no caminho certo. Porque esse artigo vai falar sobre técnicas de Redirecionamento 301 que vão te ajudar a se livrar desses problemas.
O Redirecionamento 301 é o redirecionamento de uma URL para outra, fazendo o Google entender que a URL alterada existe.
Se quisermos mudar o nome do site, o redirecionamento 301 ajudará a direcioná-los para seu novo site, mesmo que eles tenham pesquisado utilizando o nome antigo.
Como o redirecionamento 301 afeta o SEO?
Além de ajudar a chegar a um novo site corretamente sem ter que começar do zero, fazer redirecionamentos 301 também afeta o SEO.
Principalmente, para sites que já são classificados como SEO, porque a técnica de redirecionamento 301 fará com que o Google perceba que o novo URL é o mesmo que o site já existente.
Basta alterar o URL e o algoritmo o irá redirecionar para o novo URL. Ou seja, quando um usuário pesquisar o nome do nosso URL antigo, o Google vincula imediatamente ao novo URL.
Por outro lado, caso você já possuia um site mas decida mudar de domínio ou o nome de algumas páginas da web sem redirecionamento 301, todas as otimizações e conquistas de SEO que já tivemos voltarão para a estaca zero imediatamente.
Isso porque o Google verá que são URLs diferentes como se fossem sites diferentes, embora o conteúdo em outras partes seja o mesmo.
Além disso, o redirecionamento 301 também pode ajudar a reduzir o problema de erros de página não encontrada 404.
Esse problema é frequentemente encontrado nos casos em que um site mudou o nome de algumas páginas da web, por exemplo, costumava ser /services e depois mudou para /serviços. /marketingservices mais tarde, etc.
Como resultado, os usuários que se lembram da URL antiga entram usando o link antigo e dão de cara com um Erro 404 ou nenhuma informação encontrada.
Às vezes, pode não ter um efeito direto no SEO, mas definitivamente afeta a experiência do usuário. Encontrar uma página da web quebrada significa que a credibilidade do nosso site diminuirá imediatamente.
E o algoritmo do Search Engine avaliará nosso site nesta seção para ser considerado no ranking.
Portanto, fazer um redirecionamento 301 significa que não precisamos perder tempo renovando o site.
O que devo saber antes de fazer o redirecionamento 301 ?
Fazer um redirecionamento 301 para SEO não precisa ser tratado exclusivamente pelo desenvolvedor do site, você mesmo pode fazer isso. Confira abaixo algumas coisas que você deve saber:
Promova o novo nome do domínio no site antigo
A primeira coisa que você precisa fazer é promover o novo nome de domínio no site antigo.
Esta etapa é muito importante porque é considerada a construção de uma base de clientes ou tráfego inicial antes de mover o nome.
Além disso, informe o usuário que a nova URL é um redirecionamento do site antigo. Não é falsificação ou alguma forma de spam. O que, se mudar repentinamente, pode fazer com que alguns clientes entendam que é um site falso.
Deve usar a estrutura original do site primeiro
Conforme mencionado acima, alterar o URL pode enganar os clientes. E ainda mais se mudarmos todo o conjunto, tanto o nome da URL como a estrutura da página web.
Isso até criará confusão para alguns usuários se este é o nosso site ou não, portanto, devemos nos ater primeiro à estrutura original do site.
Há um artigo de suporte ou uma página de suporte para informar os clientes sobre esse assunto.
Mesmo que tenhamos mudado para um novo domínio, é sempre importante pensar nas pessoas que continuarão buscando por nosso domínio antigo nos próximos anos.
Por isso, precisamos ter artigos ou páginas de suporte para notificar os clientes sobre a transferência de domínios para oferecer suporte a esses usuários para o mesmo entendimento
Promova seu novo site como o antigo
Os fatores que os algoritmos dos mecanismos de pesquisa usam para medir o desempenho do site são o tráfego e as impressões, mas não se esqueça que nos estágios iniciais da transferência do domínio, as impressões podem aumentar rapidamente, como é normal. Isso nem sempre é resultado da alteração do URL.
Na verdade, podemos medir o resultado depois que o tráfego e a impressão são iguais a antes do redirecionamento.
Devido ao fato de que a promoção do site é absolutamente imparável nesta era de crescimento acelerado do marketing online.
Mesmo se você mudar o domínio para um nome que é mais popular do que antes, ainda temos que continuar a promover o site para manter o tráfego e a impressão sempre em bom nível.
Como fazer um redirecionamento 301
Para Web Hosting que usa DirectAdmin como Painel de Controle, você pode seguir os seguintes passos ou se o Painel de Controle for outro como Cpanel ou Pleak, também pode ser aplicado.
- Vá para a página inicial do DirectAdmin e clique em Gerenciador de arquivos;
- Clique na pasta public_html para descobrir onde nosso site está armazenado. (Para alguns sites, todos os arquivos da web podem estar localizados em private_html);
- Procure um arquivo chamado .htaccess e pressione Editar, mas se o site de alguém não tiver um arquivo .htaccess, você poderá denunciá-lo ao próprio Host;
- Depois de clicar em Editar, cole o seguinte código para redirecionar a página inicial.
Opções +FollowSymLinks
Motor de reescrita ligado
RewriteRule (.*) https://newwebsite.com/$1 [R=301,L]
- Para URLs de outras páginas, persiga Redirect um por um para redirecioná-los:
Redirecionar 301 /oldurl https://example.net/newurl
Depois de seguir os passos acima, informe ao Google Search Console que alteramos o novo domínio. para que o algoritmo possa reconhecer e sustente o ranking do nosso site para não cair
Resumo
O redirecionamento 301 é outra técnica de SEO muito importante e útil para criadores de sites que desejam editar o nome do site ou da página para parecer mais profissional.
Depois que o processo for concluído com sucesso, o Search Engine pode levar algum tempo para encontrá-lo e reconhecê-lo novamente no Redirect.
Não precisamos nos preocupar em perder boas classificações de SEO ou perder nossa base de clientes, porque o 301 Redirect é uma solução eficaz para esses problemas.
Gostou do conteúdo sobre como você pode crescer seu pet shop com marketing? É fundamental ter um plano de ação bem estruturado para ter uma presença de sucesso da sua empresa nessa plataforma. Quer saber como?
A Chili é uma agência especialista em marketing de performance e atua para identificar, atrair e converter os consumidores com foco em resultados.
Fale pra gente sobre suas experiências! Deixe nos comentários suas experiências usando essa técnica. Será de grande ajuda para outros profissionais.