6 razões pelas quais suas campanhas não estão performando no digital
Sua marca já faz campanhas de marketing digital, mas ainda não conseguiu colher bons resultados? Saiba que você não está sozinho nessa!
Embora o ambiente digital seja repleto de boas oportunidades para todos os tipos de negócios, existem algumas etapas a serem cumpridas para extrair o melhor desempenho deste meio.
Em primeiro lugar, é preciso identificar as barreiras que estão impedindo que seus esforços produzam os resultados desejados. Para muitas empresas em crescimento, essas barreiras refletem a falta de direção e planejamento dos responsáveis pelo marketing
Para te ajudar a diagnosticar o que pode ser melhorado em suas ações no digital, reunimos neste artigo os 6 principais motivos pelos quais as campanhas de marketing digital podem dar errado. Descubra quais são!
1 – Você não tem um planejamento estratégico
Com o crescimento da internet e a democratização da criação de conteúdo, marcas de todos os tamanhos e de diferentes níveis de conhecimento em marketing tiveram a oportunidade de anunciar seus negócios nas redes sociais, no Google e em outros canais digitais.
O que não ficou tão evidente neste processo é que o bom e velho planejamento estratégico de marketing ainda é essencial para garantir um bom desempenho em campanhas.
Esta etapa direciona os esforços, define o público-alvo, a mensagem e a jornada de compra do cliente, amarrando os diferentes pontos de contato da marca e criando um racional por trás de cada inserção de campanha.
2 – Suas campanhas não têm consistência
Muitas vezes, uma marca inicia uma campanha no digital e, passados alguns poucos dias, resolve desativá-la porque os resultados não corresponderam às expectativas.
Porém, esse é um dos maiores erros. Afinal, a maioria das ferramentas de marketing digital são baseadas em algoritmos de machine learning, o que significa que eles precisam de tempo de maturação para ser capaz de estabelecer uma entrega consistente.
É por esse motivo que tanto se fala de campanha “perene” (também conhecida como “always on”), pois seus resultados tendem a melhorar no longo prazo.
3 – Você está perseguindo as métricas erradas
Antes de tomar como verdade que suas campanhas não estão performando, você já parou para pensar se está analisando as métricas certas?
Em campanhas digitais, é possível analisar diversas métricas, como:
- Impressões
- Cliques
- CTR
- Engajamento
- Visitas ao site
- Leads
- Vendas
- Taxa de conversão
- Custo por clique
- ROI
- E muito mais.
Esse mar de dados pode acabar tirando o foco daquilo que é relevante, fazendo com que muitos anunciantes se prendam às métricas de “vaidade”: aquelas que não impactam diretamente no sucesso das suas vendas.
Por isso, é importante definir KPI’s (key performance indicators), que nada mais são do que a seleção de métricas que realmente importam para o seu negócio.
Por exemplo, se seu KPI são leads no site, pouco importa se um dos seus anúncios no Instagram não recebeu comentários, desde que ele tenha gerado tráfego qualificado ao seu site.
4 – Sua segmentação não está adequada
Uma das maiores fortalezas do digital é o poder do uso de dados, que permite que as marcas falem com os consumidores mais apropriados para o seu negócio.
Porém, não basta utilizar segmentações demográficas ou apenas relacionar os interesses do seu negócio. É preciso entender quem é a sua persona, qual seu estilo de navegação, passion points e qual sua jornada de compra no digital.
Quando uma campanha não traz o resultado esperado, uma análise de segmentação pode ser o suficiente para redefinir a rota estratégica da ação e, com isso, os resultados tendem a crescer.
5 – Seu conteúdo está com baixa qualidade
Mesmo que você tenha um planejamento estratégico sólido e esteja acertando na segmentação da sua campanha, de nada vai adiantar se a sua produção de conteúdo não estiver direcionada ao que seu público espera.
Mais do que falar a linguagem da persona e transmitir credibilidade, é preciso lembrar que os algoritmos também classificam a qualidade do seu conteúdo.
Para ter um bom desempenho no conteúdo, é necessário entender o tom de voz ideal para conversar com o target da campanha, além de otimizar seu conteúdo de acordo com as diretrizes de cada plataforma. Isso significa que uma mesma campanha provavelmente terá anúncios do Google diferente daqueles veiculados no Instagram e assim por diante, mesmo que o tema seja o mesmo.
6 – Você não está otimizando suas campanhas
Diferentemente dos meios offline, onde o trabalho de uma campanha termina quando ela vai ao ar, no digital é o contrário.
Mesmo depois de planejar, definir KPI’s, estudar a persona e definir a melhor segmentação, o trabalho pesado começa depois que a campanha vai ao ar. Isso porque a otimização é uma das etapas mais importantes para obter os melhores resultados.
Ela consiste em analisar diariamente as plataformas onde a campanha está sendo veiculada, a fim de checar os custos, resultados, entender quais públicos estão interagindo melhor, verificar se há alguma alteração a ser feita no conteúdo, na segmentação, nos lances de leilão e assim por diante.
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Diante das razões aqui apresentadas, você pode estar pensando que o marketing digital é trabalhoso. E é mesmo. Porém, poucas soluções podem ser tão efetivas para o seu negócio, desde que as campanhas sejam executadas de forma correta.
Esperamos que você tenha identificado quais as razões pelas quais suas campanhas não estão trazendo o resultado esperado no digital!
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