7 DICAS PARA MELHORAR SUA CAMPANHA DE MARKETING EDM
O marketing direto por e-mail (EDM), ou marketing EDM, como também é conhecido, sempre foi uma tática um pouco controversa na estratégia de marketing digital. As campanhas de marketing EDM se originaram como o equivalente virtual do lixo eletrônico. Eles sufocaram as caixas de entrada em todo o mundo com material desajeitado e irrelevante que muitas vezes seria negligenciado pelo consumidor.
No início dos anos 2000, a legislação e a tecnologia alcançaram a tendência da estratégia de marketing da EDM. Os reguladores chegaram com fortes restrições de envio de e-mails. No final dos anos 2000, as campanhas de EDM estavam em suporte de vida. Quase 30% dos e-mails comerciais não chegaram à caixa de entrada. Além disso, os assinantes optaram por sair em massa devido ao volume esmagador de material de marketing irrelevante que obstruia suas caixas de entrada. Os dias da campanha de marketing por e-mail acabaram.
Bem, vamos começar de novo. Alguns de vocês podem estar se perguntando: “O que é marketing EDM?” Uma campanha de marketing EDM ainda é relevante agora?
Electronic Direct Mail marketing (EDM) é um tipo de marketing que faz parte da estratégia de marketing digital. As empresas o utilizam para melhorar a fidelidade do cliente e, como resultado, as vendas. As campanhas de marketing EDM permitem que as empresas alcancem grandes grupos de clientes e clientes em potencial. A estratégia de marketing da EDM visa desenvolver e manter conexões com os clientes, criar novos leads e melhorar as vendas.
No mundo do marketing de hoje, o marketing por e-mail fez um retorno. Vivo e bem, o marketing EDM tornou-se universalmente reconhecido como uma das ferramentas mais eficazes no arsenal de um profissional de marketing. Ele é responsável por quase 7% das aquisições de clientes, o que envergonha as plataformas de mídia social.
Então, como o marketing da EDM conseguiu recuperar o túmulo? Em suma, os profissionais de marketing melhoraram ao se conectar com os consumidores.
1. TORNE ISSO PESSOAL
Vivemos na era do indivíduo. As pessoas se identificam como sendo únicas e não como outro blip em uma massa de consumidores sem rosto. Na era moderna, os profissionais de marketing devem ver seus clientes como exigentes e autônomos. É precisamente por isso que o material promocional geral de marketing por e-mail se tornou em massa tão ineficaz. No marketing EDM moderno, a segmentação é a resposta para esse dilema. Ao utilizar um rastreamento de dados de consumidores mais sofisticado, os profissionais de marketing agora podem personalizar o conteúdo de e-mail em uma campanha de marketing por e-mail para se adequar às preferências e gostos individuais.
2. SEJA RELEVANTE
Algumas campanhas de marketing EDM levam isso ao nível pessoal, respondendo diretamente à atividade de um cliente em seu site. Algo como e-mails de “carrinho abandonado”, e-mails de recompensa de fidelidade e as promoções de “obrigado pela sua compra recente” são excelentes exemplos de empresas acompanhando o interesse e a atividade do cliente. O marketing por e-mail está revivendo e digitalizando o tipo de atendimento ao cliente personalizado que as pessoas gostam de afirmar que morreram com o nascimento da internet.
3. TORNE-O CATIVANTE
Em seus dias mais jovens, o conteúdo de marketing da EDM foi essencialmente retirado de seus antecessores de correio impresso e repleto de jargões de marketing banal. O marketing EDM moderno se separou dessa abordagem formulada obsoleta e desenvolveu seu próprio estilo de marca de conteúdo afiada e rápida que fala mais ao indivíduo do que fala ao consumidor.
4. USE TÍTULOS MOBILE-FRIENDLY
Você sabia que 51% dos e-mails são abertos em dispositivos móveis?
Se você quiser atrair seu público para abrir seus e-mails em uma campanha de marketing EDM, use títulos de e-mail concisos e diretos para despertar o interesse do leitor. Aqui estão algumas sugestões:
- Use números ou emojis
- Personalize os títulos
- Seja criativo
5. CONTROLE A FREQUÊNCIA
Todos sabemos que enviar constantemente EDMs em uma campanha de marketing EDM pode irritar o público, levando a uma associação negativa com sua marca. Os dados mostram que 46% dos assinantes geralmente marcam alguns e-mails promocionais como spam ou até mesmo cancelar a assinatura. Por outro lado, no entanto, se os e-mails enviados não forem suficientes, sua marca se tornará gradualmente esquecível pelo seu público-alvo. Como resultado, você deve ficar de olho na frequência com que os e-mails são enviados para encontrar esse meio termo.
6. MANTENHA O CONTEÚDO CONCISO
E-mails com conteúdo longo e abundante podem reduzir a vontade do público de lê-los. Você também pode pensar que e-mails curtos não podem transmitir completamente suas mensagens, então é necessário encontrar essa “balança” em termos de tamanho do conteúdo. Se você gostaria de saber o desempenho de diferentes comprimentos de e-mail em seu caso específico, você pode fazer testes A/B para obter seus próprios dados.
7. PROJETE TESTES A/B PARA E-MAILS
Realizar regularmente testes A/B é uma das maneiras de melhorar a eficácia da sua campanha de marketing EDM. Quanto mais testes você fizer, mais cedo você perceberá que há um padrão específico para melhorar significativamente as estratégias de marketing EDM. No entanto, você não deve inserir muitos fatores subjetivos no teste. A maioria dos resultados bem-sucedidos dos EDMs não são facilmente adivinhados, então você deve implementar testes A/B com base em dados concretos em vez de apenas do seu próprio instinto.
Porque usar o EDM?
As campanhas de EDM são um exemplo perfeito do darwinismo digital, um formato que evoluiu significativamente para prosperar no universo on-line rápido e temperamental. O marketing EDM deve formar uma parte sólida da sua estratégia de marketing digital.
Se você gostaria de entender mais sobre EDMs ou obter ajuda com sua próxima campanha de marketing EDM, não hesite em perguntar mais sobre nossos serviços de marketing por e-mail e marketing EDM.
Marketing EDM FAQs
O que é e-mail marketing utilizando EDM?
As empresas usam o Electronic Direct Mail (EDM), uma abordagem de campanha de marketing por e-mail, para anunciar itens em uma lista de potenciais compradores que optaram por receber. Além de usar o marketing EDM, as empresas podem usar o marketing cross-channel para alcançar os consumidores em várias plataformas.
O e-mail marketing e o EDM são a mesma coisa?
Os e-mails são usados tanto no marketing EDM quanto no marketing por e-mail tradicional para aumentar uma lista e aumentar as conversões. O marketing por e-mail tradicional, por outro lado, envolve em grande parte o envio de e-mails por meio de uma fonte de terceiros, na esperança de que esses e-mails convertam clientes. A complexidade de uma campanha de marketing EDM de pleno direito é substancialmente maior.
Newsletter ou EDM?
Newsletter (Boletins informativos) e EDMs são essencialmente uma coisa.
As empresas podem se comunicar diretamente com sua base de consumidores por meio de campanhas de marketing e newsletter de Electronic Direct Mail (EDM) para compartilhar informações e conexões pertinentes com bens e serviços.