Como criar textos que convertem com o marketing de conteúdo B2B

O marketing de conteúdo é uma estratégia de agências de marketing digital que não pode faltar para negócios que buscam crescer digitalmente. No entanto, é importante ter em mente que cada tipo de empresa precisa de um tipo diferente de conteúdo. 

Uma marca que fala diretamente com o consumidor final não deve usar a mesma linguagem que uma empresa que busca fechar negócio com outras empresas. Afinal, são públicos-alvo completamente diferentes.

Dessa maneira, reconhecer as nuances entre as linguagens e entender como usá-las a favor do seu negócio B2B é essencial para ter uma taxa de conversão mais alta. Saiba mais sobre o tema a seguir!

Por que o marketing de conteúdo B2B é diferente?

Antes de aprender como fazer um marketing de conteúdo B2B, é importante que você entenda por que esse tipo de estratégia é diferente do que estamos acostumados. Como consumidores, estamos rodeados de conteúdos focados no cliente final, mas é muito mais raro nos depararmos com peças com objetivo de persuadir empresas. 

Isso pode dificultar a percepção das diferenças que cada tipo de linguagem carrega, mas elas são muitas. Pois o método de convencimento de uma empresa B2B deve ter um tipo de abordagem específico para tomadores de decisão. 

Além disso, compras corporativas costumam ter custos mais elevados e passar por vários tipos de aprovação antes de serem efetivadas. Dessa maneira, as técnicas utilizadas devem visar outros tipos de benefícios, diferentes daqueles que convencem consumidores finais. 

Técnicas para criar conteúdos B2B

Para criar conteúdos que convencem pessoas com um alto nível de hierarquia a adquirir algo para a empresa em que trabalham, existe uma série de técnicas. Conheça algumas delas a seguir para começar a criar uma comunicação mais assertiva.

Tom de voz

O tom de voz é um dos principais pontos de mudança entre uma empresa que vende 100% B2B para uma que tem comunicação focada em consumidores finais. Isso porque, não importa qual é o tipo de produto ou para qual tipo de empresa você busca vender, a linguagem sempre será ligeiramente mais formal do que o de costume.

Isso não significa que você deve usar termos extremamente rebuscados e complexos. A linguagem se mantém clara e direta, no entanto, com mais seriedade, beirando a institucionalidade.

Ainda é essencial oferecer todas as informações necessárias e ser extremamente didático ao apresentar seu produto ou serviço. Lembre-se que, mesmo falando com profissionais de cargos mais altos, nem todos irão dominar a dor que a sua empresa pode sanar. 

Tipos de conteúdo

Quando se trata de conteúdos feitos de empresas para empresas, há diferentes tipos de conteúdos que podem ser explorados. Enquanto blogs e vídeos ainda são importantes em qualquer tipo de estratégia de comunicação, eles se tornam coadjuvantes no universo B2B.

Aqui, o que se torna mais importante são conteúdos que demonstrem o valor do seu produto e a expertise da sua empresa. Mídias como estudos de caso, ebooks, webinars e white papers serão mais assertivos. 

No entanto, existem estratégias que funcionam bem para ambos os tipos de comunicação. Anúncios pagos, por exemplo, são excelentes para impactar qualquer tipo de consumidor. Contudo, lembre-se de analisar bem o público de cada plataforma ao lado da sua agência de performance.

Comunicação contínua

Como mencionamos, o tempo de venda de um produto ou serviço B2B é muito mais longo do que o B2C. Dessa maneira, é importante que a empresa que busca vender tenha uma estratégia de comunicação contínua com o cliente, antes, durante e após a compra. 

Por isso, para uma comunicação mais indireta, é importante que a sua empresa prepare conteúdos para todas as etapas do funil. Assim, todos os tomadores de decisão do seu lead podem entender a sua proposta, não importa o nível de conhecimento sobre o produto. 

Benefícios

Por fim, mas não menos importante, a comunicação de uma empresa B2B deve focar em diferentes tipos de benefícios que normalmente são destacados. Enquanto consumidores finais focam especialmente em vantagens como descontos, praticidade e conforto, quando falamos sobre empresas, outras características são levadas em conta.

Por isso, destacar vantagens como economia, retorno sobre investimento, automatização e retenção de clientes será muito mais certeiro para uma comunicação B2B. Trazer métricas como essas em estudos de caso também poderá facilitar o interesse de possíveis clientes. 

Conte com uma agência de marketing digital para a sua estratégia

Se você quer ter uma comunicação B2B mais certeira, contar com o apoio de uma agência de marketing digital é essencial. Assim, você terá o apoio correto para desenvolver e aplicar a sua estratégia.

Você também pode buscar por opções ainda mais especializadas, como uma agência de Google Ads para anúncios e uma agência de SEO para busca orgânica. Na Chili, você encontra ambas as opções para fechar ainda mais negócios com uma estratégia corretamente direcionada.