Como Escolher Uma Agência de Marketing Digital: Passo a Passo!
Vivemos na era das vendas pela internet. A empresa que não está na internet é, praticamente, inexistente. Por isso é tão importante saber como escolher uma agência de marketing digital.
Você pode entrar em contato com as melhores agências de marketing digital do mundo, mas isso não necessariamente garante um bom resultado.
Às vezes, é melhor procurar uma agência de marketing digital focada em pequenas empresas que tenha o know how, a experiência, o tempo disponível e a disposição para dedicar toda a sua atenção ao seu projeto.
Não só a atenção personalizada é importante.
É recomendável fazer uma pesquisa antes de contratar uma agência de marketing digital para saber se ela é ou não é a melhor opção para a nossa empresa.
Existem agências especializadas em determinados setores e outras que são muito boas para certo tipo de campanhas.
Quando você procurar uma agência de marketing digital online há uma série de fatores que deve ter em mente. Veja!
Por Que Contratar Uma Agência de Marketing Digital?
Qualquer pessoa pode criar anúncios nas redes sociais e links patrocinados nos buscadores de internet, mas isso não significa que o marketing digital pode ser feito por todo mundo.
Qualquer pessoa pode pegar num violão ou chutar uma bola, mas isso não as converte automaticamente em músicos ou bons jogadores de futebol, não é mesmo?
A mesma coisa acontece com a publicidade online.
Se você quer realmente ver resultados concretos, deverá contratar uma equipe de profissionais.
As agências de marketing digital realizam, entre outras tarefas:
- pesquisas de mercado;
- anúncios nas redes sociais e links patrocinados nos buscadores;
- SEO;
- publicidade audiovisual;
- publicidade para dispositivos móveis;
- marketing de conteúdo;
- e-mail marketing;
- web design.
Já os benefícios de contratar uma agência de marketing digital são:
Know How
A perícia, a experiência e o conhecimento adquirido são atributos indispensáveis das agências de marketing digital.
Contrate profissionais para obter resultados concretos aplicando técnicas de content marketing e SEO e desenhando campanhas nas redes sociais.
Custo-Benefício
O mais barato acaba saindo caro.
Quando você investe em uma agência de marketing digital você está tendo acesso a uma equipe de profissionais com experiência e know how.
Não importa o tamanho da sua empresa. Uma boa agência pode desenhar um plano estratégico de acordo com as necessidades e condições que você propõe e sem perder por isso nem qualidade nem efetividade.
Dedicação
Você acha que o trabalho da agência poderia ter sido feito por você ou por alguém do seu time? Pense duas vezes. Os profissionais do marketing dedicam-se a isso.
Quando você os contrata, eles põem todo o seu tempo à disposição dos objetivos que você marcou.
Eles têm mais tempo do que você para trabalhar na sua campanha de marketing online.
Update
Os profissionais do marketing digital estão continuamente se formando, lendo e procurando tendências para não ficarem por fora das últimas novidades.
Você tem muitas outras obrigações e preocupações. Por isso, esse conhecimento é muito apreciado.
Por exemplo: a migração que está acontecendo nas buscas online. Antes a maioria delas era feita no computador, mas agora as pessoas procuram produtos, serviços e marcas através dos smartphones. Daí a importância de otimizar os conteúdos (vídeos, textos, imagens, banners e anúncios) para que sejam mostrados corretamente na versão mobile.
Personalização
Outro benefício destacável da contratação de uma agência de marketing digital é o nível de personalização das propostas que você recebe.
Não há dois negócios iguais e cada estratégia tem as suas particularidades.
Uma agência até pode te oferecer um pacote standart que já demonstrou ser de utilidade para empresas ou produtos semelhantes, mas ainda assim ela adapta essas estratégias para que estejam de acordo com a visão, missão, objetivos e recursos da sua empresa.
Como Escolher Uma agência de Marketing Digital? [Passo a passo]
Mas então, como saber qual agência é a mais adequada de acordo com os seus interesses, cultura organizacional e os objetivos?
Se você quer focar no mercado paulista, por exemplo, vai sentir a tentação de botar no Google uma frase do tipo “agência de marketing digital são paulo” ou “agência de marketing digital sp”, mas isso não garante que os resultados da pesquisa ofereçam o que você está procurando.
Só porque uma agência fica perto de você não significa que ela é a melhor qualificada.
Então, como escolher uma agência de marketing digital? Vamos ver, então, um passo a passo para você tomar a decisão certa. Bora!
1. Conheça-se o Seu Negócio
Não, não é um slogan de auto-ajuda nem um uma recomendação filosófica.
É o primeiro passo no processo de escolher a agência certa.
Antes de contatar com uma companhia de marketing digital, saiba o que é que você quer dela.
Para isso você deverá analisar bem os seus objetivos e como é que você quer atingi-los.
Você quer construir ou reparar a sua reputação online? Ou o que você quer é lançar um novo produto ou serviço no mercado?
Quando você tiver definidas as suas metas e também o orçamento que está disposto a investir, é o momento começar a busca da agência de marketing.
2. Escolha Sabiamente
Esse é o pessoal que vai trabalhar todos os dias para converter o seu investimento em lucro, mas você vai deixar muito mais do que só dinheiro nas mãos deles.
Você vai investir o seu nome, a reputação da sua marca, a sua imagem.
Por isso é importante que você faça uma boa pesquisa. Descubra quais agências são mais fortes na área do seu interesse. Veja os clientes que ela tem, confira os trabalhos feitos.
Algumas agências preferem trabalhar com mais autonomia do que outras. É importante que o processo fique claro desde o começo e que seja definido previamente como é que será o fluxo de comunicação entre a agência e você ou a sua equipe.
3. Pergunte Tudo
Não fique com dúvidas. Sempre pergunte como é que funciona o processo e conheça a pessoa responsável pela sua conta.
Muitas vezes quem negocia com o cliente não é o criativo que trabalhará no dia-a-dia no seu projeto.
Uma pergunta-chave que, mesmo parecendo óbvio, acontece que os clientes esquecem de fazer é: “quais os resultados que eu posso esperar de vocês?”. Não decepciona quem nada promete, né?
4. Faça Uma Seleção
Quando você tiver uma ideia de quais as agências que você gostaria de contratar, solicite uma proposta a cada uma delas.
Desse jeito, você terá acesso a como é que elas trabalham e o que é que podem fazer por você.
É tentador ficar com a proposta mais barata, mas lembre que este é um investimento, não uma despesa.
Você recebe aquilo pelo que pagou. Pense se está disposto a sacrificar qualidade por poupar um pouco.
5. Marque Uma Reunião
Gostou do trabalho de uma agência? Marque uma reunião, conheça o pessoal.
Afinal, é esse o momento mais importante do processo todo. Por trás dos mercados e das plataformas digitais sempre há pessoas.
Você vai decidir se quer ou não contratar uma agência só depois de ter falado pessoalmente sobre as propostas, metas e estratégias.
Então, se o mais importante é a reunião, para que é que servem todos esses passos prévios?
Primeiramente, para ganhar tempo. Você só marca reunião com as agências que ficaram selecionadas.
Em segundo lugar, para ir “limpando” a sua busca até focar no tipo de agência que você deseja.
Daí para a frente é só conhecer melhor as propostas e as pessoas até sentir que sim, que essa é a agência certa.
Você já passou por um processo semelhante? O que achou dos passos que a gente propôs? Deixe a sua opinião nos comentários.