Entenda como funciona o Google Meu Negócio e aprenda a usá-lo em sua empresa

Antes de ir a algum estabelecimento ou de contratar qualquer serviço, você provavelmente já deu uma “googlada” para receber mais informações, não é mesmo? 

Nada mais natural! Afinal, sabemos que os serviços que estão por aí, mesmo que não sejam digitais, podem ser encontrados no Google. 

Agora, imagine que isso possa dar vantagem nas buscas para a sua empresa — e ainda de graça! Essa é a ideia do Google Meu Negócio! 

Neste artigo, explicaremos o que é Google Meu Negócio e te mostraremos como posicionar seu negócio para aparecer nas pesquisas do Google. Entenda!

Google Meu Negócio: como funciona?

Imagine que você chegou em casa com fome e descobriu que não tem nada para jantar. Ao invés de ir ao mercado, você pensa que pedir uma comida por delivery será a opção mais rápida e prática.

Porém, no meio de muitas opções, é normal ficar na dúvida e não saber quais estabelecimentos estão abertos e prontos para entregar comida na sua gestão. Nesse caso, ao buscar, por exemplo, “lanchonete av. paulista”, você verá as opções sobre o que pedir, mas também avaliações, horários de funcionamento e algumas outras informações. 

É assim que o Google Meu Negócio funciona! Ao inscrever sua empresa na plataforma,  toda vez que procurarem palavras-chave que tenham a ver com o seu negócio, o Google vai lançar lá todas as informações à disposição. 

Agora, veja esse passo a passo de como colocar essas informações lá.

Passo a passo para usar o Google Meu Negócio

Para começar, tenha uma conta Google: você pode utilizar seu acesso do gmail mesmo. Em seguida, acesse o Google Meu Negócio e comece a fazer o cadastro seguindo estas etapas:

  1. Clique na opção gerenciar agora e faça o login com a sua conta Google;
  2. Encontre sua empresa — às vezes, a localização da sua empresa já consta no Google Meu Negócio por causa do Google Maps, mas se ela não estiver lá, você pode criar do zero. Em seguida, concorde com os termos do serviço; 
  3. Informe a categoria da sua empresa (alimentação, educação, serviços etc.). O Google vai te dar algumas pré-definições; 
  4. Selecione se você deseja que as pessoas se dirijam até a sua loja — caso seu serviço não seja apenas de delivery ou de atendimento remoto, por exemplo;
  5. Complete as informações com o endereço do seu estabelecimento;
  6. Informe se você atende as pessoas fora do seu estabelecimento (com delivery, por exemplo);
  7. Registre o telefone e o site do seu estabelecimento se tiver;
  8. Opte por receber recomendações do Google Meu Negócio por email. 

Em geral, este processo completo pode ser concluído em poucos minutos. Em seguida, o Google vai abrir uma tela de confirmação para você inserir um código que será mandado via cartão postal, a fim de confirmar se esse endereço realmente existe. 

A princípio, o fato de “receber uma carta” do Google gera alguma estranheza, mas é uma medida de segurança da plataforma, que evita a proliferação de perfis falsos.

Vantagens de usar Google Meu Negócio gratuito

Agora que você sabe como funciona o Google Meu Negócio e já fez a configuração para seu uso gratuito, veja o que você e o seu negócio ganham com isso. 

Visibilidade

Assim, quem estiver no Google Meu Negócio tem grandes chances de aparecer como resultado de busca e ser mais facilmente encontrado pelas pessoas. Além disso, a concorrência no Google Meu Negócio é baixa, abrindo uma excelente oportunidade de tornar seu estabelecimento mais visível na internet gratuitamente. 

Localização

Além de tornar seu negócio visível para os usuários que buscam por estabelecimentos como o seu, o Google Meu Negócio também oferece a possibilidade de que o usuário veja a rota para ir até o local, o que pode levar fluxo de pessoas para o seu ponto de venda. 

Relacionamento com seus clientes

Mais do que apenas apontar o caminho, através do Google Meu Negócio é possível nutrir um relacionamento com os seus clientes cujas vantagens ficam visíveis para todo mundo. Isso acontece através de:

  • avaliações: os clientes dão estrelas para os estabelecimentos;
  • comentários: os clientes escrevem comentários sobre o local;
  • mensagens: os clientes podem enviar mensagens, sendo que a taxa de respostas fica visível para as pessoas saberem que o estabelecimento interagem com os clientes.

Informações sobre o serviço

Muito além de uma versão atualizada das plaquinhas de “aberto” e “fechado”, as informações dadas aqui vão desde se um restaurante precisa de reservas, ou se oferece delivery e até mesmo se tem drive thru. Ou seja, o Google Meu Negócio é capaz de criar uma clientela mais qualificada que sabe exatamente como o serviço funciona antes mesmo de contratá-lo. 

Dicas Finais sobre Google Meu Negócio

Quer atrair mais pessoas para a sua loja? Então, já ficou claro que o Google Meu Negócio é uma ferramenta fantástica. Por isso, é importante que as empresas estejam bem colocadas lá, com seus perfis sendo atualizados constantemente (com imagens e informações) e mantendo uma taxa alta de respostas de mensagens e comentários. 

Além disso, você também pode estimular seus clientes a deixar avaliações e comentários no Google. Avise-os sobre essa possibilidade quando visitarem seu ponto físico!

Se você gostou deste artigo e quer aprender mais sobre as ferramentas que o Google disponibiliza gratuitamente, que tal conferir este artigo sobre o Google Trends?