Estratégia x tática: qual é a diferença?
Na guerra, o objetivo final é derrotar o inimigo e trazer a vitória para seu exército. Para isso, é necessário investir em estratégia e consistência. Essas duas características também são fundamentais para a realização de negócios, especialmente quando você conta com o suporte de uma agência marketing digital.
Além disso, também é fundamental incluir os concorrentes na equação para que o negócio cresça e obtenha sucesso sobre eles. Sun Tzu, um conhecido filósofo chinês, certa vez escreveu no livro A Arte da Guerra que “se você conhece o inimigo e conhece a si mesmo, não precisa temer o resultado de cem batalhas”.
Você provavelmente já ouviu essa frase diversas vezes. No mesmo livro, Sun Tzu também escreveu sobre os princípios da Estratégia e da Tática. Atualmente, esses princípios não são usados apenas para a guerra, mas também podem ser amplamente utilizados nos seus negócios.
Continue lendo para entender mais sobre estratégia, tática e negócios.
O que é estratégia?
Estratégia é o planejamento de processos futuros que vão te ajudar a atingir seus objetivos. Em uma agência de SEO, por exemplo, a estratégia é o ponto de partida para determinar como o site de um cliente pode melhorar seu ranqueamento e atrair mais visitantes qualificados.
Uma boa estratégia consiste em três elementos-chave:
- Reflexão e planejamento: um plano estratégico bem elaborado exige análise cuidadosa, incluindo lições aprendidas de experiências anteriores. Seja um sucesso ou um erro, tudo deve ser avaliado;
- Objetivos claros: seu objetivo não deve ser algo amplo e abstrato. Ele deve ser específico, detalhado e mensurável;
- Planos de contingência: mesmo com a melhor estratégia, imprevistos podem acontecer. Um plano de backup garante que você possa se adaptar rapidamente e continuar no caminho para o sucesso;
O que é tática?
A estratégia é composta por diversos planos, processos e ações que nos levam aos objetivos estabelecidos. Já as táticas representam as ações de curto prazo que ajudam a cumprir cada etapa do plano estratégico.
Em uma agência de marketing digital, as táticas podem incluir a criação de campanhas de anúncios, otimização de palavras-chave ou segmentação de público-alvo para plataformas como Google Ads ou redes sociais.
Táticas de sucesso possuem três qualidades importantes:
- Estar alinhadas à estratégia: as ações devem sempre seguir a estrutura definida no plano estratégico;
- Ter prazos claros: táticas eficientes têm prazos definidos para garantir que as próximas etapas não sejam atrasadas;
- Foco em resultados: cada tática deve ser executada com eficiência para maximizar os resultados de curto prazo e preparar o terreno para os objetivos de longo prazo.
Estratégia x Tática: qual é a diferença?
Se compararmos aos jogos, a estratégia seria o plano geral: atingir o nível final dentro de um mês e ficar entre os 3 melhores. Já as táticas seriam as ações diárias: completar missões e passar cada fase, mantendo o foco na meta maior.
Em uma agência de tráfego pago, por exemplo, a estratégia seria atrair mais leads qualificados para o site de um cliente. As táticas, por outro lado, envolveriam a criação de anúncios segmentados no Facebook Ads, ajustes de palavras-chave no Google Ads e otimizações de campanhas em tempo real.
Estratégia e tática não devem ter um “X” no meio, mas sim um “&”
Não importa o que você faça, estratégia e tática devem trabalhar juntas. Uma boa estratégia sem táticas bem executadas dificilmente trará resultados. Da mesma forma, ações isoladas sem uma estratégia clara podem desperdiçar recursos e tempo.
Ao combinar estratégia e tática, empresas podem alcançar resultados consistentes e escaláveis. Em uma agência google ads, por exemplo, uma estratégia pode determinar as metas de longo prazo. Enquanto as táticas garantem que cada anúncio entregue resultados imediatos, como cliques e conversões.
Combine estratégia e tática para obter os melhores resultados para o seu negócio
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