O QUE É O MODELO DE NEGÓCIOS B2B?
O B2B é um modelo de negócios que se concentra no comércio entre duas empresas; esse conceito pode contemplar basicamente qualquer coisa, desde vender produtos até ser um fabricante para outras empresas.
Você já deve estar familiarizado com a negociação B2C (Business-to-Customer), que você provavelmente experimenta todos os dias como cliente.
Mas você sabia que o processo desde a produção até chegar às suas mãos ainda depende do modelo B2B? Então, o que é B2B? Como ele difere de outros modelos de negócios? Por que isso é importante?
Ao final desse artigo você entenderá perfeitamente como diferenciar ambos os modelos e quais são suas principais características. Vamos mergulhar de cabeça!
O QUE É UM MODELO DE NEGÓCIOS B2B?
B2B significa Business-to-Business. Este modelo de negócio envolve atividades de comércio entre duas empresas. Nesse contexto, podem estar incluídas a produção de bens ou distribuição de produtos, por exemplo.
QUAIS SÃO EXEMPLOS DE NEGÓCIOS B2B?
NEGÓCIOS PRODUTOS
- Lojas atacadistas que vendem mercadorias para outras lojas;
- Fabricantes e distribuidores de equipamentos que vendem máquinas para seus parceiros de negócios;
- A venda de software para outras organizações, como sistemas de CRM.
NEGÓCIOS SERVIÇOS
O modelo de negócio B2B não envolve apenas a venda de produtos, mas também de serviços.
Isso permite que a organização concentre melhor seus conhecimentos. Aqui estão alguns exemplos de serviços B2B:
- Serviços de logística;
- Armazéns, armazéns frigoríficos, depósito e imobiliárias focadas em escritórios;
- Consultores jurídicos;
- Agências de marketing e publicidade;
- Empresas de turismo que vendem pacotes para organizações ou agências;
- Empresas de segurança.
B2B CONTRA OUTROS MODELOS DE NEGÓCIOS
MODELO DE NEGÓCIOS B2C
B2C (Business-to-Customer) refere-se a atividades comerciais entre empresas e consumidores nas quais os consumidores podem fazer compras por meio de canais offline e online.
Por exemplo, comprar itens em um minimercado, encomendar produtos em lojas online, comprar cursos online ou solicitar uma assinatura mensal de um aplicativo de telefone.
AS DIFERENÇAS ENTRE B2B E B2C
A diferença mais óbvia entre B2B e B2C são seus públicos, volume de negócios, o marketing e o processo de tomada de decisão do consumidor.
Vejamos um pouco mais de perto as diferenças:
- Os consumidores B2C geralmente fazem compras “pequenas, mas frequentes”. Eles tendem a comprar tanto quanto precisam para usar ou quanto desejam no momento. Por outro lado, os consumidores B2B costumam ser compradores; eles não compram com frequência, mas fazem grandes compras e gastam em itens de alto valor quando o fazem;
- Os consumidores B2C não demoram muito para decidir a compra, enquanto os consumidores B2B demoram mais, pois muitas vezes as organizações devem comparar o preço de diferentes fornecedores. O processo de compra B2B é complicado e demorado porque a organização que compra espera se beneficiar dele diretamente;
- As empresas B2B geralmente assinam contratos de longo prazo se o relacionamento com seu parceiro de negócios for forte. A maioria de seus compradores não são clientes eventuais como os consumidores B2C;
- O marketing B2B é completamente diferente do B2C. A estratégia de marketing para B2C leva tempo para promover os produtos, focando em ótimas ofertas e facilidade de compra para tornar o processo de tomada de decisão do consumidor o mais curto possível. O marketing B2B, por sua vez, tem como foco construir a credibilidade da empresa, demonstrar conhecimento e ser o “real deal”, além de garantir a qualidade do produto para que o cliente decida assinar o contrato ou negociar com a empresa.
MODELO DE NEGÓCIOS B2B2C
O B2B2C (Business-to-Business-to-Customer) combina B2B e B2C. O modelo de negócios é frequentemente adotado porque os fabricantes upstream podem não ter os canais para distribuir seus produtos a consumidores menores.
Em contraste, os intermediários comerciais têm canais de negociação e uma base de clientes, mas não têm produtos.
Portanto, o modelo B2B2C facilita uma venda mais conveniente e permite que as empresas alcancem mais clientes.
Aqui estão alguns exemplos bem conhecidos de negócios B2B2C:
- Makro, atacadista e varejista que conecta seus fornecedores com supermercados;
- Marketplaces populares como Shopee, Mercado Livre, AliExpress e Shein;
- Serviços de atendimento (store-pack-ship) que várias empresas de logística desenvolvem para atender às necessidades dos vendedores on-line em particular.
AS DIFERENÇAS ENTRE B2B E B2B2C
Conforme mencionado acima, a principal diferença entre os modelos B2B e B2B2C é a base de clientes.
O modelo B2B refere-se à negociação entre organizações, com foco em um pequeno número de clientes.
Uma vez que as empresas B2B desejam expandir sua base de clientes para grupos maiores de clientes – pequenas empresas incluídas – elas passam para o modelo B2B2C.
A responsabilidade então recai sobre o negócio upstream para educar os consumidores finais sobre onde eles podem comprar os produtos que desejam.
E é o desafio do marketing B2B2C construir a credibilidade da plataforma para que os produtos possam ser vendidos e gerar lucros sustentáveis.
Agora você tem uma visão geral do que é B2B e como ele difere dos modelos B2C e B2B2C.
Apesar de envolver comércio entre organizações, você ainda precisa se concentrar em sua estratégia de marketing para garantir que seus produtos ou serviços sejam a opção certa para os tomadores de decisão nas organizações.
Fique ligado no próximo artigo!
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