O QUE É O MODELO DE NEGÓCIOS B2B?

O B2B é um modelo de negócios que se concentra no comércio entre duas empresas; esse conceito pode contemplar basicamente qualquer coisa, desde vender produtos até ser um fabricante para outras empresas.

Você já deve estar familiarizado com a negociação B2C (Business-to-Customer), que você provavelmente experimenta todos os dias como cliente.

Mas você sabia que o processo desde a produção até chegar às suas mãos ainda depende do modelo B2B? Então, o que é B2B? Como ele difere de outros modelos de negócios? Por que isso é importante?

Ao final desse artigo você entenderá perfeitamente como diferenciar ambos os modelos e quais são suas principais características. Vamos mergulhar de cabeça!

O QUE É UM MODELO DE NEGÓCIOS B2B?

B2B significa Business-to-Business. Este modelo de negócio envolve atividades de comércio entre duas empresas. Nesse contexto, podem estar incluídas a produção de bens ou distribuição de produtos, por exemplo.

QUAIS SÃO EXEMPLOS DE NEGÓCIOS B2B?

NEGÓCIOS PRODUTOS

  • Lojas atacadistas que vendem mercadorias para outras lojas;
  • Fabricantes e distribuidores de equipamentos que vendem máquinas para seus parceiros de negócios;
  • A venda de software para outras organizações, como sistemas de CRM.

NEGÓCIOS SERVIÇOS

O modelo de negócio B2B não envolve apenas a venda de produtos, mas também de serviços.

Isso permite que a organização concentre melhor seus conhecimentos. Aqui estão alguns exemplos de serviços B2B:

  • Serviços de logística;
  • Armazéns, armazéns frigoríficos, depósito e imobiliárias focadas em escritórios;
  • Consultores jurídicos;
  • Agências de marketing e publicidade;
  • Empresas de turismo que vendem pacotes para organizações ou agências;
  • Empresas de segurança.

B2B CONTRA OUTROS MODELOS DE NEGÓCIOS

MODELO DE NEGÓCIOS B2C

B2C (Business-to-Customer) refere-se a atividades comerciais entre empresas e consumidores nas quais os consumidores podem fazer compras por meio de canais offline e online.

Por exemplo, comprar itens em um minimercado, encomendar produtos em lojas online, comprar cursos online ou solicitar uma assinatura mensal de um aplicativo de telefone.

AS DIFERENÇAS ENTRE B2B E B2C

A diferença mais óbvia entre B2B e B2C são seus públicos, volume de negócios, o marketing e o processo de tomada de decisão do consumidor. 

Vejamos um pouco mais de perto as diferenças:

  • Os consumidores B2C geralmente fazem compras “pequenas, mas frequentes”. Eles tendem a comprar tanto quanto precisam para usar ou quanto desejam no momento. Por outro lado, os consumidores B2B costumam ser compradores; eles não compram com frequência, mas fazem grandes compras e gastam em itens de alto valor quando o fazem;
  • Os consumidores B2C não demoram muito para decidir a compra, enquanto os consumidores B2B demoram mais, pois muitas vezes as organizações devem comparar o preço de diferentes fornecedores. O processo de compra B2B é complicado e demorado porque a organização que compra espera se beneficiar dele diretamente;
  • As empresas B2B geralmente assinam contratos de longo prazo se o relacionamento com seu parceiro de negócios for forte. A maioria de seus compradores não são clientes eventuais como os consumidores B2C;
  • O marketing B2B é completamente diferente do B2C. A estratégia de marketing para B2C leva tempo para promover os produtos, focando em ótimas ofertas e facilidade de compra para tornar o processo de tomada de decisão do consumidor o mais curto possível. O marketing B2B, por sua vez, tem como foco construir a credibilidade da empresa, demonstrar conhecimento e ser o “real deal”, além de garantir a qualidade do produto para que o cliente decida assinar o contrato ou negociar com a empresa.

MODELO DE NEGÓCIOS B2B2C

O B2B2C (Business-to-Business-to-Customer) combina B2B e B2C. O modelo de negócios é frequentemente adotado porque os fabricantes upstream podem não ter os canais para distribuir seus produtos a consumidores menores.

Em contraste, os intermediários comerciais têm canais de negociação e uma base de clientes, mas não têm produtos.

Portanto, o modelo B2B2C facilita uma venda mais conveniente e permite que as empresas alcancem mais clientes.

Aqui estão alguns exemplos bem conhecidos de negócios B2B2C:

  • Makro, atacadista e varejista que conecta seus fornecedores com supermercados;
  • Marketplaces populares como Shopee, Mercado Livre, AliExpress e Shein;
  • Serviços de atendimento (store-pack-ship) que várias empresas de logística desenvolvem para atender às necessidades dos vendedores on-line em particular.

AS DIFERENÇAS ENTRE B2B E B2B2C

Conforme mencionado acima, a principal diferença entre os modelos B2B e B2B2C é a base de clientes.

O modelo B2B refere-se à negociação entre organizações, com foco em um pequeno número de clientes.

Uma vez que as empresas B2B desejam expandir sua base de clientes para grupos maiores de clientes – pequenas empresas incluídas – elas passam para o modelo B2B2C.

A responsabilidade então recai sobre o negócio upstream para educar os consumidores finais sobre onde eles podem comprar os produtos que desejam. 

E é o desafio do marketing B2B2C construir a credibilidade da plataforma para que os produtos possam ser vendidos e gerar lucros sustentáveis.

Agora você tem uma visão geral do que é B2B e como ele difere dos modelos B2C e B2B2C.

Apesar de envolver comércio entre organizações, você ainda precisa se concentrar em sua estratégia de marketing para garantir que seus produtos ou serviços sejam a opção certa para os tomadores de decisão nas organizações.

Fique ligado no próximo artigo!

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