Plataformas digitais: entenda o que são e como elas funcionam

As plataformas digitais foram invenções criadas com o propósito de reinventar a maneira como fazemos comércio e a contratação de serviços.

São ferramentas que procuram facilitar processos e também aproximar empresas e consumidores de maneira prática.

Está querendo investir em plataformas digitais, mas ainda não tem familiaridade com o assunto? Não se preocupe.

Abaixo, vamos explicar o que são plataformas digitais, como elas funcionam e muito mais para você ficar a par de tudo sobre elas. Fique de olho e acompanhe! 

O que são plataformas digitais?

Vamos começar do começo: o que são as plataformas digitais?

De maneira simplificada, podemos dizer que as plataformas digitais são a solução para modelos de negócio que precisam fazer conexões com seus consumidores por meio da tecnologia.

Dessa forma, as plataformas digitais têm a responsabilidade de hospedar a interação entre as empresas independente do segmento com os usuários.

Ou seja, elas atuam como uma ponte entre serviços e pessoas, facilitando processos que offline seriam mais complexos. 

Exemplos práticos

Pense em exemplos como o Zé Delivery, IFood, ou qualquer outra plataforma de delivery, ou serviço.

Esses são modelos clássicos de plataformas digitais que tem como principal objetivo operacionalizar digitalmente serviços que já existiam antes.

Dessa forma, é possível dizer que as plataformas digitais nada mais são do que processos que acompanharam a tecnologia e se modernizaram de acordo com a demanda que passou a existir.  

Como as plataformas digitais funcionam?

Acima, demos alguns exemplos de plataformas digitais famosas que atendem o setor de delivery, mas esse não é o único propósito dessas ferramentas.

Além de sistemas para delivery, é possível encontrar plataformas digitais específicas para atuarem como marketplaces, como a Americanas, a Amazon, entre outras que funcionam por um sistema de comissão.

Neste caso, a cada venda feita no marketplace, a loja que vendeu o produto paga uma comissão.

Existem também plataformas digitais que operam dentro do sistema de recorrência.

Nesse modelo, o usuário tem que pagar uma taxa fixa por mês que o permite ter acesso ao serviço que essas plataformas digitais oferecem.

🌶️ Outro ponto muito importante é que as plataformas digitais, assim como o próprio nome sugere, ficam presentes no virtual, permitindo que você ou qualquer pessoa possa acessá-la a qualquer momento em qualquer lugar, possibilitando uma alta lucratividade, o que é muito atrativo.

Existem diferentes tipos de plataformas digitais? Descubra mais

Conforme mencionamos anteriormente, as plataformas digitais podem operar de maneiras diferentes e também é correto afirmar que elas também possuem tipos diferentes, específicos para algumas situações.

Abaixo, vamos falar sobre os diferentes tipos de plataformas digitais que você pode encontrar no mercado, atualmente. Acompanhe e entenda tudo!

  • Plataformas de transação

Este tipo de plataforma digital é aquela que facilita qualquer tipo de transação entre pessoas e empresas.

Dentro desta categoria podemos encontrar marketplaces famosos, especializados em varejo e também em serviços.

  • Plataformas de inovação

Assim como o próprio nome induz, esse tipo de plataforma é utilizado para fazer a ponte entre serviços e produtos relacionados com tecnologia.

Aqui, podemos ver plataformas do Google e da Apple em destaque.

  • Plataformas de híbridas

As híbridas são as plataformas que unem os elementos das duas plataformas digitais acima, transação e inovação.

Ao combinar estas funcionalidades, elas integram diferentes processos em um único sistema digital que pode ser facilmente adaptado.

Motivos para investir em plataformas digitais

Ainda não está convencido sobre se deve ou não fazer o investimento em plataformas digitais para o seu negócio?

Tudo bem, é natural que com um assunto novo surjam algumas dúvidas e incertezas.

Mas, não se preocupe. Existem muitos motivos para tomar essa decisão. Acompanhe abaixo e convença-se! 

Alcance uma maior base de clientes

Um dos pontos mais interessantes de qualquer ferramenta digital é a sua habilidade de atingir muitas pessoas, a qualquer momento e em qualquer lugar.

Dessa maneira, com a estratégia correta, é possível expandir muito a sua base de clientes!

Economize

Outro aspecto positivo das plataformas digitais é que elas permitem que tudo seja aproveitado e não se tenha excedentes.

Essa característica possibilita que os gastos sejam mais conscientes e, minimizados, para economizar custos a longo prazo!

Operacione tudo de maneira mais simples

Um dos grandes desgastes em negócios são as operações.

Com uma plataforma digital é possível que você automatize muitos processos e economize tempo.

Estabeleça um canal de contato mais aberto

O relacionamento com o cliente é, sem dúvidas, um dos pontos mais primordiais em qualquer negócio.

Ter um ponto de contato transparente e eficiente aumenta as chances de ele voltar a comprar com você.

E é aqui que as plataformas digitais se destacam pois possibilitam criar canais de atendimento mais diretos e velozes.

Lucre mais

Para a maioria dos negócios se não todos o maior objetivo é o lucro.

E com todos estes pontos acima, você aumenta as chances de elevar o seu faturamento significativamente a longo prazo.

Gostou do nosso conteúdo sobre plataformas digitais? Confira mais em nosso blog!

Agora que você entende um pouco mais sobre plataformas digitais, os diferentes tipos e como funcionam, procure aprender ainda mais com outros conteúdos em nosso blog.

Navegue e descubra estratégias exclusivas e insights valiosos desenvolvidos pela expertise da Chili, sua agência de SEO focada em estratégias digitais que ajudam sua empresa a crescer de forma sustentável no ambiente virtual!