Confira as Principais Tendências de Marketing Prometidas Para 2021!

O ano da pandemia está prestes a acabar, mas não é momento para relaxar. Com a enorme taxa de crescimento que o e-commerce tem experimentado nos últimos tempos, as perspetivas para 2021 são ainda mais atrativas.

Por isso os especialistas em marketing digital da Chili confeccionaram uma lista de tendências para 2021 que você não pode ignorar. 

Não fique por fora dessa. Se você realmente quer atrair mais seguidores e potenciais consumidores, aumentar o tráfego para o seu site, promover o seu app ou ganhar reputação online, preste atenção às seguintes tendências de marketing.

 

A Era do SEO

Faz tempo já que o SEO ocupa um lugar central nas estratégias de marketing digital, mas o enorme crescimento do e-commerce nos últimos tempos fez com que cada vez mais empresas estejam investindo em marketing de conteúdo e técnicas de otimização de páginas para obter melhores posições nas listas de resultados dos buscadores. 

Descubra por que o SEO é uma das tendências de marketing digital mais importantes.

 

Marketing de Conteúdo

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Ligado às técnicas de SEO, o marketing de conteúdo tem demonstrado um enorme potencial para atrair consumidores, gerar autoridade e reconhecimento de marca, obter uma maior visibilidade e uma melhor reputação online e construir audiências fiéis. 

As pesquisas feitas indicam que o marketing de conteúdo será um dos maiores investimentos das empresas em 2021.

 

O Trabalho Freelance

Outro dos ensinos que deixou o 2020 é: você pode confiar nos seus funcionários para fazerem o trabalho deles desde casa

A noção de grandes escritórios cheios de computadores e de trabalhadores com as cabeças coladas às telas será logo uma coisa do passado. O trabalho de casa, necessário durante a pandemia, demonstrou ser muito eficaz para as empresas: significa uma poupança importante de recursos. 

Em 2021 espera-se um aumento deste tipo de relações de trabalho.

 

Compromisso Social

Sim, isso mesmo. Várias pesquisas demonstraram que as pessoas lembram mais das marcas que fizeram alguma coisa para ajudar a população e os governos durante a pandemia.

O ativismo de marca (o brand activism) é uma tendência que traz benefícios económicos para as organizações. E não necessariamente deve estar relacionado com o Covid-19. 

Há empresas que promovem o seu compromisso com o meio ambiente, contra o racismo, a favor da diversidade sexual, etc.

 

Pesquisa por Voz

 

Lembra que há alguns anos várias matérias jornalísticas falavam de como os celulares “ouviam” as nossas conversas? Isso faz parte do processo de machine learning. 

Cada vez mais usuários estão fazendo pesquisas por voz. O que é isso? Em lugar de escrever no buscador, você fala diretamente o que quer pesquisar. 

Os serviços de mensagens instantâneas como o WhatsApp podem ter ajudado a educar os usuários nesse sentido.

 

Rapidez e Adaptabilidade

A paciência não é uma das virtudes das novas gerações e com certeza também não é um conceito que uma pessoa queira ter em mente quando for navegar na web. 

Sites lentos, que demoram para carregar, são abandonados imediatamente pelos usuários. Invista em uma estrutura web que seja dinâmica e ágil. 

Ao mesmo tempo, assegure-se que a sua plataforma de e-commerce, o seu app ou página seja compatível com o entorno mobile. Cada vez mais compras online são feitas através de smartphones.

 

Google Meu Negócio

Esta iniciativa do Google visa promover os negócios locais. Tinha começado muito bem em 2020, mas a pandemia causou muito dano especialmente às lojas pequenas. Com a previsível recuperação económica de 2021, estima-se que o Google Meu Negócio experimentará um grande crescimento

O Google está investindo muito no desenvolvimento dessa plataforma (e se Google investe dinheiro em alguma coisa, deve haver um bom motivo).

 

O Uso das Live Streams

As transmissões ao vivo experimentaram um crescimento notável em 2020 e tudo parece indicar que essa tendência continuará em 2021. 

Essas lives podem ser feitas para mostrar produtos novos, interagir com o público, esclarecer dúvidas, informar, entreter, etc. Também pode se trabalhar com influencers e com o método unboxing.

 

Comunicação Direta

Poucas coisas são tão irritantes para os consumidores como o fato de não poder contatar a companhia. Os usuários apreciam o fato de poderem ter um atendimento imediato e personalizado quando tiverem dúvidas ou reclamações

Linhas de comunicação instantânea, como chats online e números de WhatsApp para consultas são cada vez mais frequentes.

 

e-Commerce nas Redes Sociais

Facebook, Instagram, Pinterest, TikTok, Twitter… Todas as redes sociais estão virando plataformas de e-commerce. É entendível: enormes audiências + crescimento das compras online = marketing digital para e-commerce.

 

Mais Parcerias Entre Empresas

Os casos de sucesso de parcerias entre companhias despertou o interesse dos especialistas em marketing digital. 

A criação de experiências inovadoras por meio de colaborações entre empresas parece ser uma das tendências de 2021.

 

Foco na Segurança de Dados

Este assunto já vem preocupando a usuários e autoridades do mundo todo. Os Estados Unidos e a União Europeia lideram a batalha por uma maior segurança e clareza no tratamento dos dados dos usuários. 

Ainda assim, por enquanto, as grandes empresas de tecnologia como o Google e o Facebook ainda não foram muito afetadas por essas iniciativas. Os especialistas prognosticam que isso vai mudar em 2021.

 

Melhor Formação em Marketing Digital

O boom que está experimentando o e-commerce está provocando uma espécie de revolta silenciosa (ou não tão silenciosa) nas universidades e instituições de ensino de marketing digital

A rapidez com que a indústria evolui exige planos de estudo mais dinâmicos e melhores capacitações.

A maior qualificação da mão de obra dos profissionais do marketing poderia provocar uma pressão para melhorar as condições de trabalho (e o pagamento) dos trabalhadores do setor, considerando o crescente interesse das empresas por este tipo de profissional.

 

Equipes de Especialistas em Marketing Digital

O fato dos profissionais de marketing digital terem ganho recentemente um renovado prestígio no mundo empresarial, cada vez mais organizações estão formando equipes próprias

Porém, essa tendência não será seguida por todos, pois as pequenas e médias empresas continuarão terceirizando os seus processos de marketing digital por carecerem dos recursos para criar um time próprio de qualidade. Por isso, elas vão continuar confiando em empresas especializadas.

O que você acha dessas tendências? Há alguma tendência que a gente não incluiu, mas que você pensa que será importante em 2021? Deixe a sua opinião nos comentários.