TikTok para SEO: Guia completo para se destacar na plataforma

O Tik Tok pode ser um ótimo canal de marketing para a sua marca. A principal razão para isso é o pioneirismo. Apesar da enorme quantidade de pessoas utilizando a ferramenta, são 74,1 milhões de usuários ativos no Brasil em 2022 (de acordo com o DataReportal), a concorrência ainda é relativamente baixa.

 

Caso você seja novo no TikTok, não se preocupe! Com esse conteúdo você poderá identificar como você poderá utilizar essa ferramenta para o marketing da sua empresa.

 

Com tanto trabalho e constantes atualizações das plataformas mais populares entre as empresas como Google, Facebook e Instagram, muitas equipes de marketing ou agências ainda não conseguiram construir no TikTok a presença que a marca merece.

 

Mesmo que você entenda que sua marca não se encaixa no TikTok, seja pela questão dos formatos popularizados ou a faixa etária do público, você pode acabar se surpreendendo.

 

Segundo dados da própria plataforma, 66% dos usuários do TikTok têm menos de 30 anos. O público entre 16 e 24 anos representa a maior parte da faixa etária da rede social.

 

Assim, ao desenvolver estratégias de TikTok SEO, por exemplo, pode ser interessante escolher um produto ou uma característica do seu serviço que tenha mais apelo para esse público ao considerar a divulgação.

Por que usar TikTok SEO?

A razão para usar técnicas de TikTok SEO é a mesma que justifica seu uso em todas as outras plataformas: tornar mais fácil te encontrar para quem está procurando.

Se utilizar as palavras-chave corretas e mais adequadas para seu conteúdo, você será encontrado.

 

O TikTok SEO é baseado principalmente no uso de hashtags, elas serão as palavras-chave primária da estratégia. É importante destacar que o Google atualmente também indexa os conteúdos em vídeo do TikTok.

 

Assim, ao utilizar as técnicas de SEO, seu conteúdo também poderá aparecer na ferramenta de busca mais popular do planeta. É uma situação de ganha-ganha!

 

É interessante observar que não será possível selecionar as hashtags ideais para sua marca logo na primeira tentativa. É importante estar sempre realizando testes, porque a plataforma te ajuda a otimizar sua estratégia à medida que ela é implementada.

 

Como em qualquer plataforma de mídia social, a análise serve como seu plano de negócios. A análise do TikTok elimina os achismos!

 

Essa análise fornece informações detalhadas sobre seu público e seu comportamento. Ele mostra qual conteúdo recebe mais interação e o número de cliques e visitas que seu perfil recebeu.

Dá para considerar o TikTok uma ferramenta de busca?

A resposta para essa questão ainda é incerta, porém há um fato: para muitos usuários TikTok está provando ser um mecanismo de pesquisa melhor que o Google.

O uso do TikTok como uma ferramenta de busca está crescendo cada vez mais e pode ter diversas explicações e fatores que influenciam essa preferência:

  • Menor necessidade de tempo de atenção;
  • Resultados insatisfatórios no Google;
  • Preferência por uma aprendizagem visual.

Pessoas que têm mais facilidade de retenção de informação por meio de uma apresentação mais visual tendem a preferir realizar suas buscas na plataforma chinesa. A busca por informação textual no Google tende a ser mais longa e exigir mais etapas até que se chegue ao resultado esperado. Isso tem empurrado uma parte dos usuários para ferramentas totalmente visuais, como o TikTok.

Como o algoritmo do TikTok SEO funciona?

Alguns fatores principais influenciam o mecanismo de recomendação do TikTok, entre eles estão:

  • As interações do usuário incluem curtir ou compartilhar vídeos, seguir contas, comentar em um TikTok e criar conteúdo relacionado;
  • Informações de vídeo, que podem incluir legendas, sons ou hashtags;
  • Configurações de dispositivo e conta, como preferência de idioma do usuário, configuração de país e tipo de dispositivo.

Criando conteúdo de performance no TikTok

Um dos maiores benefícios do TikTok e de usar as técnicas de SEO nessa plataforma é a qualidade da entrega do conteúdo orgânico.

 

Enquanto outras redes sociais, como o próprio Facebook e Instagram, restringem bastante o alcance do conteúdo que não seja pago ou patrocinado. Assim, mesmo com uma conta pequena, ao utilizar as hashtags com eficiência é possível crescer e alcançar a marca de milhares de visualizações.

 

Ao utilizar estratégias de SEO no TikTok, a ideia é bastante simples: tornar o conteúdo mais atraente para o algoritmo da plataforma. Dessa forma, você poderá se conectar com mais pessoas que querem assistir ao seu conteúdo.

Usando as hashtags para aumentar o alcance

Como já dito anteriormente, o ponto mais importante do SEO para TikTok é o uso adequado das hashtags. As hashtags tornarão o conteúdo que você produziu mais atraente para a plataforma.

 

Algo interessante no SEO para TikTok é que baseado no objetivo do conteúdo e no público que deseja ser atingido, você pode selecionar as hashtags mais adequadas. Isso porque na plataforma é possível seguir hashtags específicas e receber no feed esses conteúdos.

 

Tocar em hashtags de alto volume no TikTok pode ser difícil, mas você pode usar tags de volume menores para aumentar seu tráfego e trabalhar em direção à hashtags maiores.

Como encontrar as melhores hashtags para o TikTok SEO?

Quando você escolhe as hashtags para suas postagens, é importante pensarno público que deseja atingir.

 

Seja seu conteúdo engraçado ou mais informativo, você deve encontrar hashtags que se alinhem com as pessoas que vão querer assistir ao seu conteúdo e começar a segui-lo.

 

Veja um passo a passo para utilizar palavras-chave que são mais eficazes para SEO no TikTok:

 

  1. Escolha palavras-chave de cauda longa com volume inferior a 100k para começar a concentrar seus esforços;
  2. Atualizar postagens anteriores com nova seleção de palavras-chave;
  3. Selecione palavras-chave de alto volume que são seus alvos finais;
  4. Use uma combinação de palavras-chave de cauda longa e de alto volume em suas postagens.

As melhores práticas para converter usando SEO no TikTok

Direcione a audiência do TikTok para o seu website

Seria um desperdício você construir um bom conteúdo para TikTok sem direcionar o público para o seu site na sequência.

 

Sua conta do TikTok não deve conter apenas uma curta introdução sobre sua empresa. Torne seu site visível para seu público, dê destaque para ele. Por isso, não se esqueça de incluí-lo em seu perfil.

 

Um site institucional bem estruturado oferece segurança aos clientes. Além disso, ao criar um funil de site para seu público, você constrói sua autoridade. Use o funil do seu site para entender como seu público interage com sua marca.

Use a análise de SEO do TikTok para entender seu público

Como em qualquer plataforma de mídia social, a análise serve como seu plano de negócios. A análise do TikTok elimina as suposições.

 

Ele fornece informações detalhadas sobre seu público e seu comportamento, mostrando qual conteúdo recebe mais interação, além do número de cliques e visitas ao seu perfil.

 

Gostou do conteúdo sobre SEO para TikTok? É fundamental ter um plano de ação bem estruturado para ter uma presença de sucesso da sua empresa nessa plataforma. Quer saber como?

 

A Chili é uma agência especialista em marketing de performance e atua para identificar, atrair e converter os consumidores com foco em resultados.

Fale pra gente sobre suas experiências! Deixe nos comentários suas experiências usando essa técnica. Será de grande ajuda para outros profissionais.