Black Hat SEO: entenda o que é e por que evitar qualquer estratégia que possa gerar punições
SEO vem se tornando uma estratégia de marketing digital cada vez mais importante. Logo, é natural que as empresas estejam em busca de bons resultados de forma rápida. O SEO Black Hat é uma prática que pode parecer uma solução para essa questão, mas na verdade é composta por práticas antiéticas e muito mal vistas pelos mecanismos de busca.
Entenda o que é Black Hat SEO, como ele pode te prejudicar e como evitar.
O que é Black Hat?
O Black Hat se refere a um conjunto de práticas consideradas como infrações pelos mecanismos de busca, por tentarem alcançar o topo do posicionamento nos buscadores por meio da manipulação do algoritmo, independente das consequências. Por consequências, queremos dizer severas punições impostas nos sites que são pegos praticando essas ações, como penalizações no posicionamento e até banimento da ferramenta de busca!
Apesar das técnicas de Black Hat proporcionarem resultados que aparentam ser positivos no curto prazo, como aumento do tráfego orgânico, elas não são eficientes a longo prazo, além de serem antiéticas.
White, gray e Black Hat: qual a diferença entres esses três conceitos?
Todas essas são técnicas de SEO, posicionadas em diferentes níveis de uma escala ética. Entenda a seguir.
White hat
As técnicas white hat são as práticas de SEO que estão de acordo com as diretrizes dos mecanismos de busca, principalmente do Google. Elas têm como objetivo a melhor experiência do usuário na web, criando conteúdos de qualidade.
Para saber como implementá-las no seu site, recomendamos contar com um especialista SEO na sua equipe, ou até contratar uma agência especializada em SEO, como a Chili.
Gray hat
Como o próprio nome sugere, as práticas gray hat são aquelas que geram dúvidas se são boas ou ruins. Normalmente são compostas tanto por técnicas white hat quanto black hat.
Um exemplo são alguns tipos de estratégias de link building excessivas, ou o conjunto de técnicas white e black hat. De qualquer forma, o SEO grey hat não é recomendado!
Quais são as práticas consideradas Black Hat?
O Google disponibiliza suas políticas de boas práticas para que você possa estudar e garantir que está de acordo com suas regras. Mas, em caso de dúvidas, contrate uma consultoria SEO para te ajudar a ajustar suas práticas de SEO.
Sem mais delongas, aqui estão algumas das principais práticas de black hat para você evitar:
- Keyword stuffing: uso em excesso de palavras-chave, às vezes sem contexto, deixando o texto com uma baixa qualidade.
- Conteúdo plagiado: copiar textos de páginas bem ranqueadas. O buscador vai priorizar o conteúdo original (mais antigo) e pode punir a sua página.
- Conteúdo camuflado: uma tentativa de burlar o keyword stuffing, a página esconde os termos que quer reforçar atrás de imagens, com fonte zero, ou vinculando links em um ponto final.
- Cloaking: ter duas versões de uma mesma página, uma para o usuário que seja amigável e outra para o buscador, que esteja otimizada demais, oferecendo uma experiência ruim para o usuário.
- Doorway pages: páginas sem conteúdo, ou com conteúdo fraco, que existem para redirecionar diretamente a outra página.
- Link farms: domínios que servem apenas para gerar links em massa apontando para o seu site, como um spam.
- Spam em comentários: colocar links externos em comentários de fóruns e blogs para gerar backlinks para seu site.
- Palavras-chave não relacionadas: uso de palavras-chave para posicionar bem a sua página, mas com um conteúdo que não tem nenhuma relação com elas.
- SEO negativo: prática de prejudicar outros sites, por exemplo criando link farms com o domínio de um concorrente.
O que fazer no caso de uma punição?
Faça uma análise do seu site e suas práticas de SEO. Uma agência de SEO pode ser um investimento interessante para ajudar a corrigir os problemas.
Quando estiver tudo certo, faça um pedido de reconsideração ao buscador, explicando o que aconteceu e quais ações foram tomadas para corrigir os erros..
Gostou do conteúdo sobre práticas de SEO Black Hat? É fundamental saber quais são elas e como evitá-las. Quer saber como?
A Chili é uma agência especializada em SEO e marketing de performance, atuando para identificar, atrair e converter consumidores com foco em resultados.