O que é EAT? Entenda o que esta sigla significa e a sua importância quando falamos de SEO
Você sabe o que é EAT? E como ele influencia no ranqueamento e indexação de páginas dentro do Google?
Se não sabe, não se preocupe, hoje vamos te explicar certinho o que é EAT, como funciona e os impactos que possui dentro do SEO (search engine optimization).
Contar com o suporte de uma agência de SEO pode ser fundamental para entender e aplicar os princípios do EAT da maneira correta, garantindo que seu site ganhe autoridade, relevância e visibilidade nos resultados de busca.
Continue lendo, e tire todas as suas dúvidas sobre o assunto!
EAT: Expertise, Authoritativeness, Trust
A sigla EAT vem do idioma inglês, sendo composta pelas palavras “expertise, authoritativeness and trust”.
Esta sigla pode ser traduzida para o nosso idioma, o português, como expertise, autoridade e confiabilidade e é um conceito chave entre as principais diretrizes do Google quando falamos de avaliação de qualidade.
Contar com especialistas em SEO é essencial para implementar o EAT de forma eficaz, garantindo que seu site alcance melhores posições nos resultados de busca.
Muito provavelmente, é um dos fatores mais importantes no que diz respeito ao ranqueamento de muitos sites.
Google, EAT e SEO
O algoritmo do Google – por conta de sua quantidade de atualizações – ainda é um mistério para muitos.
Por isso, ficar de olho no QRG (Quality Rater`s Guidelines) é muito importante para entender as principais diretrizes do Google em relação ao ranqueamento de páginas e também compreender o que é um site de qualidade para a própria plataforma.
Um dos principais – senão o principal – fatores mais importantes no ranqueamento é a experiência do usuário no site. Antes de tudo, é muito importante entender o que ele significa para o usuário e qual o propósito da página.
Páginas sem propósito e que não oferecem uma boa experiência para o usuário, normalmente possui um baixo EAT, tendo baixa expertise, pouca autoridade e confiabilidade escassa, e consequentemente, um mau posicionamento no Google.
EAT e YMYL: Descubra a relação e o que é YMYL de maneira geral
É possível dizer que o EAT é um critério ainda maior para o Google quando falamos de sites categorizados como YMYL (Your Money or Your Life). Esta categoria de sites engloba portais sobre as áreas jurídicas, financeiras ou médicas.
Estes tipos são notórios para o Google pois são aqueles que possuem conteúdos sobre aspectos importantes sobre a vida de alguém e que incentivam decisões complexas.
Embora tenhamos noção do que EAT e YMYL são, é difícil dizer com certeza quais sites são marcados com a etiqueta Your Money Your Life. Mas, aqui entra o bom-senso.
Se você dá conselhos importantes sobre a vida financeira, médica ou jurídica – ou até mesmo outras áreas – fique esperto pois seu site pode ser considerado YMYL pelo Google Caso este seja o cenário, saiba que a atenção quanto ao EAT deve ser dobrada.
Caso este seja o cenário, contar com o suporte de uma agência de SEO ou investir em uma consultoria em SEO pode ser fundamental para ajustar seu site às diretrizes e garantir maior credibilidade.
Resumidamente, YMLY são aqueles sites que precisam de fontes críveis para respaldar seus conteúdos e também precisam ser autoridades no assunto. E por ser necessário ter grande autoridade, expertise e confiabilidade, o EAT é um fator essencial.
O que é necessário para atribuir uma alta qualidade ao seu site?
Até agora já ouvimos falar muito sobre EAT e qualidade de conteúdo. Mas o que é preciso para ser um site de qualidade? E como identificar quais são?
A resposta não é tão complicada quanto parece e na realidade os pontos que decidem se um site tem qualidade ou não podem ser muito óbvios, os principais são:
- Um alto índice de EAT (expertise, autoridade e confiabilidade) do autor, dos conteúdos e da página em si;
- Uma quantidade significativa de artigos e publicações considerados de alta qualidade;
- Excelente reputação do site em que o conteúdo está.
EAT do autor: o que é e como funciona?
Conforme mencionamos anteriormente, existem dois tipos de EAT diferentes, o do site e o do autor do conteúdo.
A expertise, autoridade e confiabilidade do autor diz respeito ao vasto repertório e habilidade que o autor possui para falar sobre determinado assunto.
Por exemplo, quando se escreve um conteúdo sobre alguma condição médica, é natural que um profissional da saúde com prática e experiência tenha uma abordagem diferente do que um redator que não tem tanta familiaridade com o assunto.
Embora o redator se destaque por sua habilidade de escrita, a superficialidade aparente que se possui ao falar sobre um assunto do qual não tem dominância é perceptível. Dessa forma, o EAT é menor pois entende que o conteúdo não é de tão alta qualidade quanto poderia ser.
Porém, esse fato não é um demérito aos redatores e sim um incentivo para que eles continuem se aprofundando em assuntos e se especializando.
Contar com o suporte de uma agência de marketing digital pode ser uma excelente estratégia para produzir conteúdos otimizados, relevantes e com profundidade, aumentando o EAT e, portanto, as chances de ranquear melhor no Google.
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