O que é EAT? Entenda o que esta sigla significa e a sua importância quando falamos de SEO
Você sabe o que é EAT? E como ele influencia no ranqueamento e indexação de páginas dentro do Google? Se não sabe, não se preocupe, hoje vamos te explicar certinho o que é EAT, como ele funciona e também os impactos que possui dentro do SEO (search engine optimization).
Portanto, fique de olho abaixo e tire todas as suas dúvidas sobre o assunto!
EAT: Expertise, Authoritativeness, Trust
A sigla EAT vem do idioma inglês, sendo composta pelas palavras “expertise, authoritativeness and trust”.
Esta sigla pode ser traduzida para o nosso idioma, o português, como expertise, autoridade e confiabilidade e é um conceito chave entre as principais diretrizes do Google quando falamos de avaliação de qualidade.
Muito provavelmente, é um dos fatores mais importantes no que diz respeito ao ranqueamento de muitos sites.
Google, EAT e SEO: Entenda mais sobre o assunto!
O algoritmo do Google – por conta de sua quantidade de atualizações – ainda é um mistério para muitos. Por isso, ficar de olho no QRG (Quality Rater`s Guidelines) é muito importante para entender as principais diretrizes do Google em relação ao ranqueamento de páginas e também compreender o que é um site de qualidade para a própria plataforma de busca.
Um dos principais – senão o principal – fatores mais importantes no ranqueamento é a experiência do usuário no site. Antes de tudo, é muito importante entender o que aquele site significa para o usuário e qual o propósito da página de maneira geral.
Páginas sem propósito e que não oferecem uma boa experiência para o usuário, normalmente possui um baixo EAT, tendo baixa expertise, pouca autoridade e confiabilidade escassa, sendo mal posicionada no Google.
EAT e YMYL: Descubra a relação e o que é YMYL de maneira geral
É possível dizer que o EAT é um critério ainda maior para o Google quando falamos de sites categorizados como YMYL (Your Money or Your Life). Esta categoria de sites engloba portais sobre as áreas jurídicas, financeiras ou médicas.
Estes tipos de site são notórios para o Google pois são aqueles que possuem conteúdos sobre aspectos importantes sobre a vida de alguém e que incentivam decisões complexas.
Embora tenhamos noção do que EAT e YMYL são, é difícil dizer com certeza quais sites são marcados com a etiqueta Your Money Your Life. Mas, aqui entra o bom-senso.
Se você dá conselhos importantes sobre a vida financeira, médica ou jurídica – ou até mesmo outras áreas – fique esperto pois seu site pode ser considerado YMYL pelo Google Caso este seja o cenário, saiba que a atenção quanto ao EAT deve ser dobrada.
Resumidamente, YMLY são aqueles sites que precisam de fontes críveis para respaldar seus conteúdos e também precisam ser autoridades no assunto. E por ser necessário ter grande autoridade, expertise e confiabilidade, o EAT é um fator essencial, aqui.
O que é necessário para atribuir uma alta qualidade ao seu site? Saiba mais
Até agora já ouvimos falar muito sobre EAT e qualidade de conteúdo. Mas o que é preciso para ser um site de qualidade? E como identificar quais são?
A resposta não é tão complicada quanto parece e na realidade os pontos que decidem se um site tem qualidade ou não podem ser muito óbvios.
- Um alto índice de EAT (expertise, autoridade e confiabilidade) tanto do autor dos conteúdos quanto da página em si
- Uma quantidade significativa de artigos e publicações considerados de alta qualidade.
- Excelente reputação do site em que o conteúdo está hospedado.
EAT do autor: O que é e como funciona?
Conforme mencionamos anteriormente, existem dois tipos de EAT diferentes, o do site e o do autor do conteúdo.
A expertise, autoridade e confiabilidade do autor diz respeito ao vasto repertório e habilidade que o autor possui para falar sobre determinado assunto.
Por exemplo, quando se escreve um conteúdo sobre alguma condição médica, é natural que um profissional da saúde com prática e experiência tenha uma abordagem diferente do que um redator que não tem tanta familiaridade com o assunto.
Embora o redator se destaque por sua habilidade de escrita, a superficialidade aparente que se possui ao falar sobre um assunto do qual não tem dominância é perceptível. Dessa forma, o EAT é menor pois entende que o conteúdo não é de tão alta qualidade quanto poderia ser.
Porém, esse fato não é um demérito aos redatores e sim um incentivo para que eles continuem se aprofundando em assuntos e se especializando, para trazer profundidade no que escrevem, aumentando o seu EAT e, portanto, aumentando as suas chances de rankear melhor no Google.
Gostou do nosso conteúdo? Descubra mais navegando por nosso blog
Agora que você sabe o que é EAT e os seus principais impactos dentro do search engine optimization (SEO) não deixe também de conferir outros conteúdos que temos disponíveis para você.
São muitos artigos diferentes para você aumentar cada vez mais o seu repertório de conhecimento!