Introdução ao mundo das estratégias SEM para SEO

Existem dois tipos principais de estratégia de SEM: Busca Orgânica (SEO) e Mídia Paga (PPC), ambas com suas vantagens e desvantagens.

Sempre que possível, recomendamos que as empresas usem essas estratégias de marketing on-line simultaneamente para obter os melhores resultados.

Search Engine Marketing: o que é e como se aplica para SEO?

SEM significa Search Engine Marketing. É uma forma de marketing na Internet que envolve ações que buscam tornar sites e páginas na web mais conhecidas..

Existem dois tipos principais de SEM: pesquisa paga e pesquisa orgânica.

Busca paga

A mídia paga também é conhecida como publicidade PPC (pay per click, ou custo por clique).

Um dos seus apelos é que seus resultados de rankeamento alto na primeira página do Google aparecem mais rapidamente, assim que a campanha é lançada..

No entanto, você não pode lançar muitos anúncios simultâneos, pois o Google tem regras que precisam ser consideradas para que sua estratégia de SEM seja compatível.

Busca orgânica

A abordagem orgânica também é conhecida como SEO, ou Search Engine Optimization.

A vantagem é que, além de não haver necessidade de pagar por publicidade, ela também ajuda a construir credibilidade de longo prazo para o seu negócio.

E mesmo quando um site finalmente chega à primeira página do Google, ele precisa ser otimizado regularmente para manter sua classificação.

Precisando escalonar o SEO do seu site?

ONDE SUA ESTRATÉGIA DE SEM DEVE COMEÇAR?

Semelhante a qualquer outro processo de marketing, começa com o planejamento.

  • ESTABELEÇA OBJETIVOS: seja reconhecimento de marca, relações públicas, ou aumentar as vendas, definir objetivos irá influenciar sua seleção de palavras-chave e criação de conteúdo.
  • ESTUDE O MERCADO: pesquise palavras-chave relacionadas ao seu negócio. Depois de encontrar um site concorrente relevante, observe como eles anunciam. 
  • DEFINA UM ORÇAMENTO: como ao fazer SEM você terá que pagar toda vez que alguém clicar no seu link, um orçamento permitirá que você controle os custos. Se você acha que está gastando muito, pode interromper sua campanha a qualquer momento.
  • PREPARE SEU SITE: verifique se todas as páginas e formulários estão prontos para receber clientes. Lembre-se que o Google usa um Índice de qualidade, que determina a credibilidade de um website. Se o seu site tiver um Índice baixo (devido ao baixo desempenho do site, carregamento lento, dados desatualizados, falta de resposta ou usabilidade ineficiente), seus custos de publicidade serão maiores.
  • INICIE A ESTRATÉGIA DE SEM: agora é só colocar tudo que você planejou em prática, sem pular nenhuma etapa!

COMEÇANDO O PROCESSO DO SEM

Assim que tiver um plano e estiver pronto para começar a fazer SEM, você precisará criar uma campanha publicitária usando as etapas abaixo:

1. PESQUISA DE PALAVRAS-CHAVE

Esse processo é o mesmo para SEO, onde você precisa encontrar palavras-chave para usar em sua campanha para que, quando as pessoas pesquisarem esse termo, seu anúncio seja exibido.

Esta etapa é importante porque ninguém quer gastar seus cliques em pesquisas não relacionadas a negócios.

Outro benefício da pesquisa de palavras-chave é saber quais são as mais populares. Isso nem sempre é necessariamente bom, porque mais pessoas significam mais concorrência.

No entanto, não é proibido usá-las, porque a maioria são palavras-chave básicas que as pessoas tendem a escolher em suas pesquisas. O que você deve fazer em paralelo é procurar outras palavras que podem ser menos usadas.

Esse processo pode ser feito por meio de ferramentas como o Planejador de palavras-chave do Google.

2. LEILÕES DE PALAVRAS-CHAVE

Conforme mencionado acima, os métodos SEM de mídia paga são cobrados como pagamento por clique, e o custo que você paga por clique pode ser personalizado em um formato de leilão.

O Google geralmente escolhe o anúncio da pessoa que dá o lance mais alto; no entanto, nem sempre é assim.

Como mencionamos, o Índice de qualidade é um critério essencial na hora do Google escolher qual anúncio exibir. A razão para isso é que ele precisa manter seus padrões de credibilidade como a plataforma de mecanismo de busca mais confiável e usada do mundo. 

Portanto, se o seu site for ineficaz, a credibilidade do Google também ficará comprometida.

Isso também significa que, mesmo que você dê um lance menor do que o de seus concorrentes, se seu site tiver um Índice de qualidade mais alto (desempenho contínuo, as pessoas clicam e passam tempo em seu site), há uma chance de que seu anúncio seja exibido antes.

Para saber mais sobre as melhores técnicas de mídia paga, considere contratar uma agência de Google Ads, que poderá te auxiliar a obter melhores resultados.

Gostou do conteúdo sobre como você pode alavancar seu negócio com uma estratégia SEM? Conte para nós suas experiências com essa abordagem de marketing digital e compartilhe com mais profissionais.

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