May 2022 Core Update: o que já sabemos e o que esperar dessa grande atualização
O Google confirmou na última quinta-feira (09/06) que a atualização do algoritmo principal, que começou a ser lançada em 25 de maio, foi oficialmente concluída. A partir de agora, poderemos acompanhar os reais impactos dessa mudança.
The May 2022 core update rollout is now complete.
— Google Search Central (@googlesearchc) June 9, 2022
Antes de seguirmos com as primeiras impressões, no entanto, é importante relembrar o que é uma grande atualização do Google.
Afinal, o que é uma Google Core Update?
De acordo o próprio Google:
“As atualizações principais são mudanças feitas para melhorar a Pesquisa de modo geral e acompanhar o ritmo em constante mudança da Web.”
Ou seja, embora elas, em geral, não tenham como foco um único ponto focal ou nicho de sites, como a atualização panda ou YMYL, esse tipo de atualização afeta todos os tipos de pesquisas e sites. O resultado inicial disso? Bem, se pudéssemos resumir em uma palavra, seria volatilidade:
Tanto o Semrush quanto o Advanced Web Ranking apresentaram seu pico de volatilidade/instabilidade nas serps um dia após o anúncio da atualização, o que não significa que os outros dias foram tranquilos para os webmasters.
Fui afetado pela atualização, o que fazer?
Primeiramente, calma! Ter sido impactado negativamente não é um sinal que seu SEO está completamente ruim ou que você teve seu site punido pelo Google.
Existe a possibilidade de não ter nada de errado com sua página em termos técnicos, mas ainda assim é muito válido que você rode uma auditoria (caso não tenha feito ela recentemente), buscando ajustes que possam ter passado despercebidos. Sabe aquele redirecionamento que você ia fazer e não fez? Não custa nada ajustar agora.
A ação que costuma ser mais importante após esse tipo de atualização, principalmente se tiver queda de performance, é avaliar e otimizar seu CONTEÚDO.
Alguns webmasters suspeitam que sites que usam conteúdos criados por IA foram mais afetados que os demais. Ainda é cedo para afirmar, mas é bom ter isso em mente caso você tenha utilizado esse recurso para a produção total dos textos das suas páginas. A recomendação, em geral, é que ele seja complementar ao trabalho humano.
Você já entendeu que essa atualização não mostra um caminho muito fácil de otimizar, né? Fique tranquilo! Não existe uma receita que se aplique a todos os casos, mas separamos algumas questões que podem te ajudar a identificar oportunidades de otimização nas suas páginas:
- Você compartilharia esse conteúdo com alguém?
- A página possui análises e informações relevantes, com descrições abrangentes e significativas?
- Temos fontes confiáveis sobre o que foi dito?
- O conteúdo passa a sensação de ter sido feito com cuidado ou às pressas?
- Existem elementos na página que podem atrapalhar a experiência dos usuários, como excesso de anúncios?
- O site é lento e demora para carregar?
- O conteúdo corresponde de modo eficaz ao que está indicado no título?
- As imagens carregam rapidamente e se adequam ao tamanho da tela?
Conclusão
As Core Updates visam sempre melhorar os resultados de pesquisa e afetar positivamente os usuários do Google. Se você tem isso em foco no seu dia a dia de SEO, será mais fácil buscar oportunidades de melhoria.
Além disso, não se esqueça também de analisar seus concorrentes. Com um bom planejamento, será possível minimizar efeitos negativos da atualização ou surfar no topo das buscas do Google!
Ainda ficou com alguma dúvida? Entre em contato conosco!