Descubra o mundo das keywords e confira uma ferramenta gratuita de pesquisa para você usar!
Keywords são palavras, frases ou sentenças que as pessoas usam para encontrar o que desejam em um mecanismo de pesquisa.
Simplificando, é o que você digita online quando quer saber algo ou descobrir algo. Mas enquanto empresário ou criador de um site, como garantir que seu site seja encontrado quando as pessoas pesquisarem suas keywords?
Suponha que você esteja administrando um negócio e queira expandir seu mercado online e que sua página da web, produto ou vídeo apareça nos resultados quando os clientes pesquisarem; você precisa de um conhecimento sólido de keywords, sendo muito importantes para SEO e SEM.
O que é uma Keyword?
O que você digitou pela última vez na caixa de pesquisa quando queria saber a resposta para alguma coisa? Isso é o que chamamos de keywords.
Keywords são palavras que usamos para pesquisar, seja nos mecanismos de pesquisa ou nas caixas de pesquisa do YouTube, Shopee, Magazine Luiza ou qualquer outra caixa de pesquisa online. Eles podem ir de palavras curtas a frases ou sentenças.
Quantos tipos de Keywords existem?
Não é prático pesquisar sempre usando palavras curtas porque uma única palavra geralmente tem um significado mais amplo, e usá-las para pesquisar não ajudará você a obter a resposta que procura.
Muitas vezes, são necessárias keywords longas ou mais específicas. Existem vários tipos de keywords:
Keywords principais
Uma palavra ampla ou única relacionada ao produto, serviço ou tópico que você está procurando.
Tem um alto volume de pesquisa, mas baixa conversão, porque não ajuda a restringir os resultados da pesquisa para que o público-alvo obtenha a resposta desejada.
Exemplos desse tipo de palavra-chave são:
- Sapatos;
- Smartphone;
- Móveis;
- Seguro de automóvel;
Keywords de Nicho (Cauda Médio)
- Uma palavra-chave de nicho é uma palavra ou frase um pouco mais longa que a palavra-chave principal, sendo a palavra-chave principal o elemento principal, com outros termos mais específicos adicionados.
- Exemplos de keywords de nicho são:
- Compre sapatos esportivos
- preços de smartphones
- Móveis de segunda mão
- Seguro de carro de luxo
- Você pode perceber que as palavras que adicionamos à palavra-chave principal são palavras que ajudam a explicar melhor nossa intenção de pesquisa; por exemplo: “Seguro de carro de luxo” ajudará o Google a saber que queremos encontrar seguro para um carro de luxo e não um popular.
Keywords de Cauda Longa
- Uma palavra-chave de cauda longa é uma palavra-chave que se parece com uma frase ou sentença longa. Apesar de ter um baixo volume de buscas, mostra resultados específicos e muitas vezes reflete melhor o que os usuários desejam, resultando em altas conversões.
- Exemplos de keywords de cauda longa são:
- Compre tênis esportivos Nike online
- Smartphone abaixo de 2000 reais com uma ótima câmera
- Onde posso comprar móveis usados?
- Seguro automóvel, suvs, 0% nas prestações
Você também pode usar keywords descritivas e keywords detalhando o local para tornar a pesquisa mais específica e mais relevante para o grupo-alvo. Por exemplo, “O que é seguro de carro?” ou “Loja de móveis usados em Nonthaburi”.
Qual a importância das Keywords?
As Keywords ajudam a aumentar as chances dos clientes encontrarem seu site
Imagine que milhares de páginas da web estão falando sobre a mesma coisa; como você pode destacar seu site, ter uma classificação alta e fazer com que os clientes cliquem nele? É tudo escolher as keywords certas!
No mundo das compras off-line, os clientes têm a oportunidade de passar ou caminhar por sua loja, mas, no mundo on-line, fazer com que seu site seja descoberto exige o uso de keywords para atuar tanto como uma placa quanto como um filtro.
É mais improvável que as pessoas pesquisem diretamente pelo nome da sua empresa, a menos que você seja uma marca muito grande e estabelecida.
As Keywords Ajudam você a planejar um bom conteúdo
As keywords também servem como ponto de partida para a criação de conteúdo. Esteja você escrevendo um blog ou criando uma página da web, pode escolher tópicos relacionados às suas keywords para manter seu conteúdo relevante para seu público-alvo e incluir links para comprar seu produto ou serviço.
Ferramentas de Keywords gratuitas
Google Suggest
A primeira e mais fácil maneira de obter ideias é no Google Suggest, que faz sugestões com base nas keywords que você começa a digitar na caixa de pesquisa.
Você também pode ver as pesquisas relacionadas na parte inferior da página de resultados da pesquisa. Veja o exemplo abaixo.
Planejador de Keywords do Google
O planejador de keywords do Google é outra ferramenta para ajudá-lo a encontrar keywords adequadas. É assim que você pode usá-lo:
- Cadastre-se, acesse sua conta do Google Ads e vá para Ferramentas > Planejamento > Planejador de keywords.
- Selecione Descobrir novas keywords, que fornecerá novas ideias de keywords quando você inserir o termo de pesquisa no qual está interessado. Com sua localização selecionada, o Google mostrará ideias de keywords com os resultados da pesquisa e outras informações numéricas para ajudá-lo a escolher suas keywords.
Os resultados do Planejador de keywords do Google podem ser usados como ideias ou informações de SEO quando você deseja definir um orçamento para os anúncios do Google.
Este programa usará temas de keywords para fazer com que seu conteúdo alcance mais clientes, agrupando keywords em um mesmo tema.
Então, o que é um tema de palavra-chave? Um tema de palavra-chave é uma palavra ou frase que representa vários grupos de palavras semelhantes.
Se você optar por exibir seu anúncio quando os clientes pesquisarem uma palavra específica em um tema, como “restaurante”, seu anúncio também poderá ser exibido quando um cliente pesquisar outro termo no tema “restaurante”, como “restaurantes próximos eu” ou “preços de restaurante”.
Google Trends
O Google Trends é uma das ferramentas mais abrangentes para efetuar pesquisa de keywords.
Você pode digitar as keywords ou frases que deseja segmentar na caixa de pesquisa “Tendências recentes” e ela mostrará uma lista de keywords de correspondência exata, keywords semelhantes ou sinônimos em potencial que você pode explorar mais.
Ubersuggest
O Ubersuggest é outra ferramenta de pesquisa de keywords de Neil Patel que você pode usar gratuitamente três vezes ao dia ou comprar um pacote para desbloquear mais. Você pode inserir sua palavra-chave ou domínio na caixa de pesquisa para ver Volume de Pesquisa, Dificuldade de SEO, Custo por Clique e Dificuldade Paga (leia mais sobre o Ubersuggest aqui).
Cinco características de boas Keywords
Agora que você sabe como pesquisar keywords, é importante saber quais keywords escolher. Uma boa palavra-chave possui as seguintes qualidades:
- Relevância para o conteúdo da página da web. Por exemplo, se a página em que você está trabalhando for uma página de vendas de sofás, você deve escolher palavras relevantes ou que expliquem as características, tipo, modelo, nome e especificação do sofá.
- Competitividade. As keywords que você escolher devem ter um alto potencial para competir e, idealmente, ser aquelas que seus concorrentes ainda não estão usando.
- Tempo e orçamento eficiente. Suas keywords devem fazer com que sua página da web seja classificada dentro do prazo e do orçamento.
- O volume e a intenção da pesquisa são equilibrados. Escolha palavras que tenham um bom volume de pesquisa e transmitam o objetivo da pesquisa. Por exemplo, “Telefone Samsung” tem um alto volume de pesquisa, mas você pode aumentar a intenção de pesquisa sendo mais preciso com “Compre um telefone Samsung”.
- Keywords para aumentar as vendas. Escolha keywords que tenham potencial para atrair clientes e gerar vendas, como “chuveiros baratos”, ou palavras que sejam boas para a reputação do seu produto ou marca, como “ladrilhos de qualidade”.
Se você quiser tentar fazer uma pesquisa de keywords, use as ferramentas e instruções que colocamos neste artigo como ponto de partida.
Caso deseje, um especialista digital pode te ajudar a identificar keywords eficazes e elaborar uma estratégia de SEO e SEM para o seu negócio.
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