O que são as landing pages e por que elas funcionam tão bem? Entenda!

A criação de landing pages é uma etapa importante para consolidar a estratégia de inbound marketing e aumentar as chances de conversões.

Mas, se você está com dúvidas sobre o que são landing pages e quais os elementos cruciais para obter boa performance com elas, então este artigo foi feito para você!

Continue a leitura para entender mais sobre o assunto. Vamos lá?

O que são landing pages?

De forma bastante sucinta, uma landing page nada mais é do que uma página totalmente focada em levar o usuário a realizar uma conversão. Isso faz com que sua estrutura e seus conteúdos sejam totalmente voltados para esse fim.

Logo, uma landing page contém a estrutura completamente diferente de um site institucional, por exemplo. As principais diferenças são:

Quantidade de páginas: enquanto sites institucionais podem ter várias páginas e sessões, as landing pages costumam ter apenas uma única página;

Links internos e externos: os sites institucionais normalmente têm o objetivo de fazer com que o usuário passe mais tempo consumindo conteúdo da marca e, por isso, costumam ter uma estratégia de links internos. Já nas landing pages, isso não acontece, pois o foco total está na conversão.

CTA: em todos os frames de uma landing page, o usuário certamente encontrará um call to action, ao contrário do que pode acontecer em sites institucionais.

Quais tipos de conversão podem ser usados em landing pages?

O tipo de conversão de uma landing page vai depender da estratégia da empresa e em que etapa do funil ela está querendo converter o visitante. Alguns exemplos de conversões em landing pages podem ser:

Topo de funil

  • Download de e-book;
  • Acesso a um estudo, relatório ou pesquisa;
  • Inscrição em webinar;
  • Participação em evento.

Meio/Fundo de funil

  • Inclusão em lista de espera para um curso;
  • Solicitação de contato de especialistas;
  • Pedido de demonstração de produto SaaS;
  • Solicitação de orçamento e proposta comercial.

Qual a estrutura de uma landing page que mais converte?

No geral, o design de uma landing page acompanha o look’n feel da marca, porém de uma forma mais discreta. Afinal, o foco está no seu conteúdo.

O grande diferencial de landing pages de sucesso é a estrutura e a organização dos conteúdos que levarão o usuário a converter. Confira a seguir o que não pode faltar em uma landing page de sucesso.

Título e Subtítulo

O primeiro elemento de uma landing page é o cabeçalho que contém título e subtítulo. Ele deve ser claro e objetivo, de modo que convença o leitor a continuar dedicando sua atenção àquele conteúdo.

Títulos atraentes normalmente contém táticas de copywriting, como a utilização de gatilhos de escassez ou de urgência, que despertam a atenção do leitor.

Imagem e/ou Vídeo

As imagens e os vídeos são essenciais nas landing pages. Porém, esses elementos precisam ser usados estrategicamente.

Ao invés de imagens conceituais e bonitas, foque em ilustrações e/ou fotos reais dos seus produtos. Já no caso de vídeos, vale a pena apostar em depoimentos ou demonstrações do produto/serviço a ser oferecido.

Descritivo focado em benefícios

Mais do que uma mera descrição, as landing pages precisam falar diretamente com seu público-alvo, demonstrando como aquela solução vai de encontro aos desafios e necessidades da persona.

Prova Social

A credibilidade é um fator importante para acelerar a taxa de conversão. Por isso, as provas sociais são excelentes táticas para compor uma landing page de sucesso. 

Depoimentos de clientes, números que comprovam os resultados do que você está vendendo, menções reais do produto/serviço na mídia são alguns tipos de provas sociais para incluir em uma landing page. 

Oferta

A oferta precisa estar bem clara logo no início da sua landing page. Seja para oferecer um desconto, condições especiais de pagamento e outros benefícios, é preciso entregá-lo logo de cara e sem muitos rodeios, pois isso faz parte do processo de conversão e é esperado pelo usuário que provavelmente chegou até sua landing page a partir de um anúncio de oferta.

Como criar uma landing page para o meu negócio?

Se você precisa criar uma landing page para gerar mais conversões para a sua marca, pode utilizar ferramentas de inbound marketing que oferecem esta função.

Porém, é importante ter em mente que as landing pages são apenas um pedaço de uma estratégia de marketing digital consistente.

Para ter sucesso nas conversões, algumas etapas são necessárias, como:

  • Definir sua persona;
  • Criar uma estratégia de conteúdo para cada etapa do funil;
  • Elaborar réguas de comunicação por email;
  • Otimizar sua página para os mecanismos de busca (SEO);
  • Planejar campanhas de mídia paga;
  • Estruturar um plano de métricas de acompanhamento dos resultados.

Por ser uma tarefa complexa e totalmente integrada com outras estratégias, a melhor forma de obter sucesso com landing pages é através de uma agência de Marketing Digital.

Então, que tal expandir seus resultados com a ajuda da melhor agência de Marketing Digital da América Latina?