Veja Passo a Passo Como Anunciar no Facebook Ads em 2021!

Seja bem-vindo mais uma vez ao blog da Chili. Hoje vamos descobrir como funciona o Facebook Ads. Antes, porém, de explicar o passo a passo para criar anúncios nessa rede social, é importante saber mesmo o que é Facebook Ads e quais os formatos que podemos escolher.

 

Facebook Ads: O Que É?

O Facebook Ads é uma ferramenta do próprio Facebook para fazer marketing digital dentro dessa rede social e também no Instagram.

Os anúncios de Facebook trabalham com segmentação de mercado, permitindo alcançar audiências específicas segundo região, idade, interesses, idioma, etc.

O bom é que você não precisa ser um esperto para usar o Facebook Ads. A própria plataforma é muito intuitiva e dinâmica e oferece assistência na criação de anúncios, ferramentas de monitoramento do desempenho das campanhas e relatórios bem completos.

 

Facebook Ads: Como Funciona?

Não é difícil entender como usar o Facebook Ads. A primeira coisa que devemos fazer é criar uma conta no Facebook for Business. Depois, é só criar uma campanha Facebook Ads e começar a segmentar o seu público. Vamos ver como se faz isso daqui a pouco, mas antes gostaríamos de te oferecer uma pequena dica: uma ferramenta muito útil para gerir e monitorar os anúncios do Facebook:

 

Pixel: Facebook Ads

O Pixel é uma ferramenta da própria plataforma que permite medir a efetividade dos anúncios Facebook Ads analisando o comportamento dos usuários.

Com o Pixel é possível contabilizar as conversões feitas, criar uma lista de retargeting e também uma lista de usuários semelhantes para próximas campanhas.

 

Facebook Ads: Preço

Os preços variam dependendo do tipo de campanha, o orçamento disponível e a duração. Mesmo assim, em média, os anúncios do Facebook custam $0,97 (R $5,26) por clique e $7,19 (R $38,98) por cada 1000 impressões.

As campanhas com foco no aumento das curtidas e no download de aplicativos geralmente custam um pouquinho mais: US $1,07 (R $5,08) por curtida e $5,47 (R $30,20) por cada download.

 

Facebook Ads: Passo a Passo

 

Primeiramente, você deve ingressar no Facebook Ads Manager e criar uma conta business. Feito isso, já pode começar com o primeiro passo.

 

1. Defina o Seu Objetivo

O que é que você quer conseguir com o seu anúncio? Os objetivos básicos propostos pelo Facebook são três:

  • Reconhecimento de marca (brand awareness).
  • Downloads de aplicativos.
  • Aumentar as vendas na sua loja virtual.

 

Ademais, existem outros objetivos secundários:

  • Aumentar o tráfego para o seu site.
  • Geração de leads.
  • Obter mais mensagens dos usuários.
  • Aumentar o engajamento dos usuários.
  • Aumentar as reproduções de vídeos.

 

A definição do seu objetivo vai determinar os seguintes passos.

 

2. Seleciona a Sua Audiência

Que tipo de pessoas você quer que vejam os seus anúncios? Qual o perfil do seu buyer persona? Segmente a sua audiência segundo região, idade, interesses e comportamento online.

Se você tem uma loja de roupa para bebês na cidade de Campinas, por exemplo, uma boa escolha seria, possivelmente, selecionar mulheres de 18 a 35 anos que moram na região de Campinas e costumam consumir conteúdos relacionados com a maternidade.

 

3. Estabeleça o Seu Orçamento

A definição do orçamento é uma parte crucial no processo todo. Quanto você está disposto a investir em publicidade no Facebook? Por quanto tempo?

Quando você definir um orçamento, pode escolher a opção de automatização do Facebook, que permite à própria plataforma definir quando e onde é melhor mostrar o seu anúncio. Sempre respeitando, claro, o seu orçamento.

 

4. Escolha um Formato

O Facebook costuma fazer mudanças periódicas na sua plataforma. Atualmente (2021) existem oito formatos dinâmicos de Facebook Ads:

  • Imagens: Os anúncios de imagens são simples, efetivos e promovem a interação.
  • Vídeos: Podem ser vídeos curtos ou longos e com reprodução automática.
  • Stories: Dinâmicos e com muito potencial, os anúncios na seção de Stories são muito sucedidos.
  • Messenger: Os anúncios do Messenger permitem criar um diálogo direto com os usuários. Podem utilizar funções interativas e automatizadas.
  • Carousel: Inclui até 10 imagens ou vídeos em um anúncio só. Cada um desses conteúdos tem o seu próprio link. Muio útil para catálogos de produtos.
  • Slideshow: São anúncios com som, texto e imagens. São conteúdos fáceis de consumir.
  • Collections: Funcionam como catálogos online da sua loja virtual especificando produto por produto.
  • Playables: São anúncios interativos que permitem interagir com a app antes de fazer o download.

 

5. Finalize o Seu Anúncio

Acabou de criar o seu anúncio? Beleza, agora envie-o para o Facebook Ad Auction (o leilão do Facebook). A plataforma vai se encarregar de mostrar o seu anúncio às pessoas certas.

 

6. Avalie o Desempenho do Seu Anúncio

Monitore o seu anúncio através do Ads Manager. Você pode modificar e ajustar a sua campanha se o seu anúncio não está tendo a performance que você quer, se identificou um erro no planejamento ou se simplesmente deseja mudar o rumo da sua campanha.

 

Dica Extra

Lembre da importância das imagens nos seus anúncios. O Facebook tem certas limitações que devem ser tidas em consideração: os títulos dos anúncios não podem superar os 25 caracteres, o corpo do texto não pode ter mais de 90 caracteres e a descrição do link até 30 caracteres. Aliás, existe uma recomendação chamada “a regra do 20%”, segundo a qual o texto dentro das imagens não pode superar o 20% da superfície dela.

 

Por Quê Anunciar no Facebook Ads?

 

Segundo dados atualizados da própria plataforma, 1,6 bilhões de pessoas estão conectadas a um negócio pequeno no Facebook. O potencial dessa rede social é realmente enorme. De fato, é a mídia social mais popular do mundo: quase 80% dos internautas usam o Facebook para lazer, negócios ou os dois.

A relação custo-benefício é muito favorável, pois os anúncios de Facebook são consideravelmente mais económicos do que os anúncios tradicionais. Aliás, o Facebook já comprou o WhatsApp e o Instagram e tem trabalhado nos últimos anos na integração dessas plataformas.

Agora que você já sabe como anunciar no Facebook Ads, conte para nós a sua experiência com os anúncios dessa rede social. Deixe a sua opinião nos comentários.

Se você tiver interesse em contratar os serviços profissionais de uma equipe de marketing digital experiente para criar uma campanha no Facebook Ads, entre em contato conosco clicando aqui.