Google Ads: O Que É, Como Funciona e Como Anunciar no Google?
Se você nunca ouviu falar do Google Ads, já está mais do que nada hora de saber do que estamos falando!
Vamos começar pelo básico, veja:
O Google é a marca mais valiosa do mundo. É o site mais visitado da Internet e é também o maior conglomerado de mídia do planeta.
Além disso, é quase impossível que você não conheça o Google, sem sombra de dúvidas se você chegou até este artigo foi por meio de alguma pesquisa que você fez no Google.
Mas qual é a principal fonte de lucros da ferramenta mundial de pesquisa gratuita? É a sua plataforma de links patrocinados, o Google Ads.
Google Ads: O Que É?
Vamos começar pelo início: O Google Ads é o principal serviço de publicidade do Google. Ele representa mais de 96% dos lucros obtidos pela empresa.
É fácil de entender: esse sistema de publicidade consiste em links que se encontram nos resultados de pesquisas dos usuários de acordo com as palavras-chave que estes usaram.
Assim, a publicidade é segmentada, porque vai aparecer apenas para aqueles usuários que procuram por certos conteúdos.
Um claro exemplo disto é a parceria entre o Google e o YouTube, que tem mais de 1,8 bilhões de usuários usando sua plataforma todos os meses como ferramenta de pesquisa no Brasil.
As publicidades do YouTube, as primeiras sugestões que aparecem na começo das nossas pesquisas no Google ou os banners que vemos quando entramos em determinados sites são selecionados para nós pelos algoritmos da Google de acordo com os nossos perfis e hábitos online, assim como pelas palavras que utilizamos nas nossas pesquisas.
Google Ads: Como Funciona?
Mas como a plataforma de anúncios do Google funciona?
O objetivo é que a sua empresa, serviço ou produto apareça nos primeiros resultados de busca de qualquer pesquisa feita pelo usuário no Google, mas claro só quando o usuário colocar certas palavras chave.
Ou então mostrar a sua publicidade (links) quando o usuário entrar em algum site ou vídeo ligado à sua empresa, serviço ou produto.
Existem regras que o Google utilizada para definir qual será a posição em que um anúncio vai ser exibido na página de resultados de uma pesquisa.
Essa posição dependerá do CPC em relação ao índice de qualidade. O que é isso? Vamos ver.
O índice de qualidade é definido pela taxa de cliques (CTR), a relevância das palavras utilizadas e o histórico do desempenho dos termos escolhidos. Também influem outros fatores, como a qualidade da página de destino.
Para você entender um pouco mais sobre o funcionamento da plataforma de anúncios do Google, reunimos uma série de definições, veja:
Custo por Clique (CPC)
O anunciante paga um certo valor pela quantidade de vezes que o anúncio é clicado. Se os usuários visualizam o anúncio, mas não clicam nele, o anunciante não deve pagar nada.
Custo por Mil Impressões (CPM)
O anunciante paga um determinado valor pela quantidade de vezes que o anúncio é visto pelos usuários, sem importar se eles clicam ou não nele. Geralmente, o valor sobe por cada mil impressões.
Rede de Display
Estes anúncios são colocados em sites parceiros do Google, assim como em webs e blogs afiliados e geralmente são exibidos em formatos de banners.
Tipos de Anúncios Google Ads
Existem 5 maneiras de se anunciar no Google:
Rede de Pesquisa
Esta é a opção mais utilizada por aqueles anunciantes que procuram chegar às pessoas através das palavras-chaves por que usa a própria SERP do Google para exibir os anúncios.
Rede de Display
A ideia aqui é colocar os anúncios em websites e blogs relacionados com o serviço, produto ou empresa que queremos promover.
Google Shopping
Ideal para lojas online, o Google Shopping permite que o usuário compare produtos e serviços de diferentes sites.
Vídeo
Os vídeos são a forma de conteúdo que mais se consome na Internet. Anunciar ali é apostar forte à visibilidade da sua marca, produto ou serviço.
Universal de Aplicações
Neste caso não é necessário criar várias campanhas independentes. O Google pega os conceitos chaves do texto do teu anúncio e ele sozinho cria campanhas em diferentes formatos e redes. Por isso é muito importante trabalhar o seu marketing de conteúdo.
Google Ads: Criar Conta
É bem fácil criar a sua conta no Google Ads.
A primeira coisa que você deve fazer é criar (se ainda não tem) uma conta de e-mail no Gmail e um website dá sua empresa, produto ou serviço.
Também existe uma opção para anunciantes que não têm website.
- na página do Google insira o seu e-mail e o endereço web da sua empresa, serviço ou produto.
- clique em Continuar
- acesse à sua conta conta Google (Gmail) ou crie uma nova.
- por fim, comece a utilizar a plataforma de anúncios do Google.
Como Anunciar no Google Ads?
Anunciar no Google Ads não é uma tarefa fácil. No entanto, você pode seguir uma série de passos bem intuitivos. Veja:
1. Crie uma Conta
A gente já viu como é que era, né?
2. Crie a Sua Primeira Campanha
Para criar a sua primeira campanha, clique em “Campanhas” (no canto superior esquerdo da tela) e selecione o símbolo + (outra opção é clicar em “+ Nova Campanha”, no meio da parte inferior da tela).
3. Selecione o Tipo de Anúncio
Este é um passo bem importante, porque tem a ver com o seu público-alvo.
A gente já viu quais são os tipos de anúncios que podem ser feitos no Google Ads.
4. Preencha o Formulário
Nesta instância você deverá preencher os dados solicitados, como os objetivos e ações que serão feitas.
5. Configure a Sua Campanha
Continue preenchendo os dados que lhe serão solicitados: nome da campanha, redes, geolocalização, orçamento, datas de início e fim, etc.
6. Configure os Seus Grupos de Anúncios
Você pode agrupar as suas campanhas que estejam relacionadas entre si.
Não esqueça de Salvar e Continuar.
7. Crie o seu Anúncio
Preencha os dados solicitados para cada anúncio de maneira individual (URL, título 1, título 2, descrição, etc.).
8. Ative a Sua Campanha
Acabou de configurar tudo?
Salve e clique em Continuar. Na parte superior da tela você pode ver o estado atual da sua campanha. Se você não selecionou uma data de início específica, você pode ativar ou pausar a sua campanha quando você quiser.
O Que É Google Ads Remarketing?
A opção de remarketing do Google Ads permite criar campanhas personalizadas de anúncios orientados para aqueles usuários que já visitaram o seu site ou os seus conteúdos.
Assumindo que existe um interesse por parte desses usuários, o Google busca novamente aqueles usuários, oferecendo os seus anúncios nos resultados das pesquisas ou através da rede de display.
Certificado Google Ads
O Google oferece certificados profissionais para aquelas pessoas que dominam os aspetos básicos e avançados da ferramenta.
Estas credenciais servem como demonstração do reconhecimento por parte do Google aos experts em marketing online.
Para obter o certificado do Google Ads é necessário ser aprovado em alguns testes que podem ser feitos online e que são gratuitos na Skillshop do Google, uma espécie de escola virtual do próprio buscador.
O certificado tem reconhecimento internacional e é completamente grátis.
Cupom Google Ads: O Que É?
O cupom Google Ads é um código promocional que funciona como um crédito monetário que pode se adicionar à conta de um anunciante.
Geralmente, o cupom é oferecido como convite para começar a usar a ferramenta. Os cupons costumam ter uma validade de 14 dias
Como Encontrar as Melhores Palavras-chaves?
Existe uma ferramenta muito útil para achar as melhores keywords para as nossas campanhas: o planejador de palavras chaves Google Ads.
Esta plataforma permite pesquisar palavras e frases relacionadas aos nossos produtos, marcas ou serviços. Assim, podemos entender quais são as mais pesquisadas e quais são as mais adequadas.
Só no Brasil mais de 96% das pesquisas na Internet são feitas através do Google. Hoje, a empresa que não aparece no Google é praticamente inexistente. Daí a importância do Google Ads.
Trabalhamos todos os dias com grandes e pequenas companhias para ajudá-las nas suas campanhas de Google Ads. Exista você também, entre em contato com os nossos especialistas.