Psicologia das cores nas estratégias de marketing
A psicologia das cores é um estudo que revela como o cérebro humano identifica e entende as cores de diferentes formas, influenciando em suas emoções, sentimentos e desejos. Ela mostra como estes significados estão associados às cores e o que isto significa para você.
Desde que você tenha uma boa compreensão dos fundamentos da psicologia da cor, você pode usá-la para criar um clima, encontrar as melhores cores para um projeto específico ou simplesmente usar cores para fazer você se sentir melhor. As regras básicas da psicologia da cor podem ser aplicadas a diferentes áreas da vida, tais como saúde, moda, casa e até mesmo no marketing.
Por exemplo, as cores vermelhas estão associadas ao amor, enquanto as cores azuis estão ligadas à felicidade. É importante saber o que cada cor significa e como ela afeta a você.
Para entender melhor a psicologia das cores, é necessário primeiro entender o que ela é.
O que é psicologia das cores?
A psicologia das cores é uma disciplina que visa entender a interação entre as cores e seus efeitos nas pessoas.
Esse estudo se baseia no comportamento humano e nas emoções que ela cria. Assim, a psicologia da cor estuda como o cérebro humano processa as cores, os significados que elas carregam e as emoções que elas podem criar. Podemos citar como exemplo a cor do semáforo: as pessoas entendem que o vermelho significa parar, amarelo é para prestar atenção e o verde para seguir em frente.
A psicologia da cor é o estudo dos efeitos psicológicos das cores. Em outras palavras, a psicologia das cores revela a maneira como as cores influenciam o cérebro humano e a maneira como as percebemos. Existem várias teorias e maneiras diferentes de estudar este assunto, mas a mais comum é a psicologia da cor. É um assunto complexo, mas as noções básicas são muito simples. O mais importante a saber é que existem diferentes teorias sobre como as cores funcionam.
Como aplicar a psicologia das cores no marketing?
Embora seja bem conhecido que as cores têm um impacto sobre a aparência de seu produto, a maioria das empresas ainda não presta atenção à importância da cor ao projetar. De acordo com algumas pesquisas, 93% dos consumidores pensam que a cor tem uma influência importante em sua decisão de compra.
Além disso, existem duas teorias principais sobre psicologia da cor: a teoria científica e a teoria artística. Ambas as teorias estão bem estabelecidas, mas têm aplicações diferentes.
A teoria científica é baseada na pesquisa científica, sendo mais precisa e detalhada. Entretanto, ela é menos prática do que a teoria artística. É mais fácil de aplicar e é mais útil no mundo real. A teoria científica da psicologia da cor se baseia no fato de que temos cinco sentidos e cada um deles assume um papel diferente na psicologia.
As cores não são percebidas apenas pelo olho. Quando vemos uma cor, o cérebro recebe a informação do olho e a combina com a informação dos outros sentidos.
Portanto, se atente aos detalhes e aos significados das cores nas suas estratégias de marketing.
Significado das cores na psicologia
Assim como na vida real, no mundo do marketing não é diferente. É importante entender o que cada cor representa e estimula nas pessoas para fazer a escolha certa.
Veja um pouco mais sobre cada cor e como eles podem melhorar seus resultados.
- Vermelho: raiva, paixão, fúria, ira, desejo, excitação, energia, velocidade, força, poder, calor, amor, agressão, perigo, fogo, sangue, guerra, violência
- Rosa: amor, inocência, saúde, felicidade, satisfação, romantismo, charme, brincadeira, leveza, delicadeza, feminilidade
- Amarelo: sabedoria, conhecimento, relaxamento, alegria, felicidade, otimismo, idealismo, imaginação, esperança, claridade, radiosidade, verão, desonestidade, covardia, traição, inveja, cobiça, engano, doença, perigo
- Laranja: humor, energia, equilíbrio, calor, entusiasmo, vibração, expansão, extravagância, excessivo, flamejante
- Verde: cura, calma, perseverança, tenacidade, autoconsciência, orgulho, imutabilidade natureza, meio ambiente, saudável, boa sorte, renovação, juventude, vigor, Primavera, generosidade, fertilidade, ciúme, inexperiência, inveja, imaturidade, destruição
- Azul: fé, espiritualidade, contentamento, lealdade, paz, tranquilidade, calma, estabilidade, harmonia, unidade, confiança, verdade, confiança, conservadorismo, segurança, limpeza, ordem, céu, água, frio, tecnologia, depressão
- Roxo/Violeta: erotismo, realeza, nobreza, espiritualidade, cerimônia, misterioso, transformação, sabedoria, conhecimento, iluminação, crueldade, arrogância, luto, poder, sensibilidade, intimidade
- Marrom: materialismo, excitação, terra, casa, ar livre, confiabilidade, conforto, resistência, estabilidade, simplicidade
- Preto: não, poder, sexualidade, sofisticação, formalidade, elegância, riqueza, mistério, medo, anonimato, infelicidade, profundidade, estilo, mal, tristeza, remorso, raiva
- Branco: sim, proteção, amor, respeito, mesura, pureza, simplicidade, limpeza, paz, humildade, precisão, inocência, juventude, nascimento, inverno, neve, bom, esterilidade, casamento (culturas ocidentais), morte (culturas orientais), frio, clínico, estéril
- Prata: riqueza, glamour, fascínio, diferença, natural, liso, suave, macio, elegante, tecnológico
- Ouro: preciosidade, riqueza, extravagância, calor, riqueza, opulência, prosperidade, grandeza
Cada tonalidade de cor tem o poder de comunicar os valores e objetivos de sua empresa, desde a marca até materiais de marketing, relações públicas, anúncios, website, blog, etc. Você precisa se certificar de que toda comunicação seja bem pensada para garantir que seja consistente e transparente, porque esta mensagem é o que será visto por seu público.