Google Webmaster Tools: o Google te ajuda a criar um site que converta
Atualmente não há escapatória, todos com um site ou loja online estão utilizando o Google Webmaster Tools (GWT) para melhorar o desempenho de seu site.
Se você não estiver familiarizado com o Google Webmaster Tools, deve estar se perguntando por que ele se tornou uma ferramenta básica nos esforços de gerenciamento de sites e marketing. Então vamos descobrir juntos!
Esse serviço é totalmente gratuito e fundamental, oferecido pelo Google a todos os administradores de sites.
O Google Search Console (é possível utilizar os dois nomes sem problemas) permite que você monitore a execução do seu site, envie conteúdo para rastreamento, reconheça problemas, expulse conteúdo que você não precisa indexar, veja as consultas de pesquisa que influenciaram os visitantes do seu site, tela de backlinks e muito mais!
Antes de entrar em detalhes e explicar como utilizar esta ferramenta poderosa para aumentar as conversões do seu site, vamos primeiro entender o que é o Google Webmaster Tools ou o Google Search Console, como preferir.
O que é o Google Webmaster Tools?
O Google Webmaster Tools (também conhecido como Google Search Console) é uma plataforma poderosa que os proprietários de sites podem usar para monitorar como seu site interage com o Google.
O Google Webmaster Tools fornece uma visão detalhada da integridade do seu site, relatando problemas técnicos, como erros de rastreamento, problemas de otimização de dispositivos móveis e preocupações de segurança.
Ele também contém várias métricas rastreáveis (como o ROI) que são inestimáveis para SEO, fornecendo os dados necessários para melhorar o desempenho orgânico do seu site.
Também é totalmente gratuito e se integra ao Google Analytics e ao Google Ads para testes de PPC.
Então, quais recursos as ferramentas do Google para webmasters têm e como elas ajudam você a gerenciar seu site e estratégias de SEO?
Na acepção da palavra, o Webmaster é o profissional responsável por um site. A questão é que por diversas vezes (talvez até na maioria) o responsável pela função não é necessariamente um web designer, programador.
O cargo pode ser ocupado por um profissional de marketing, do comercial ou, dependendo do tamanho do negócio, o próprio dono da empresa pode ser responsável por gerir essa plataforma.
O Google Webmaster Tools foi desenvolvido justamente para ajudar todos os profissionais envolvidos nesse processo.
Por que utilizar o Google Webmaster Tools?
Um dos principais aplicativos da ferramenta é que ela permite que os webmasters garantam que seus sites e páginas sejam rastreados e processados para a indexação do Google.
Os relatórios de erros permitem que eles descubram problemas que podem impedir o bom desempenho do site na pesquisa do Google.
As ferramentas do Google para webmasters também vêm com um conjunto de ferramentas de pesquisa do Google, que fornece dados sobre quais palavras-chave estão classificadas no Google e quais domínios estão vinculados a um determinado site.
As principais funcionalidades do Google Webmaster
O Google Webmaster Tools possui diversas funcionalidades e tem o poder de fazer muitas coisas. A utilidade de cada um dependerá de suas necessidades comerciais específicas.
Vamos discutir alguns dos recursos e usos mais universalmente benéficos da plataforma. Confira abaixo!
Monitore o desempenho do seu site
O Google Webmaster Tools oferece as principais métricas, que são vitais para monitorar o desempenho do seu site e o seu posicionamento de SEO, estão inclusas:
Cliques
O número de vezes que as pessoas clicaram em seu site por meio dos resultados de pesquisa do Google.
Essa métrica oferece não apenas fornece uma visão da eficácia dos títulos (h1, h2, h3 etc.) de suas páginas e meta descrições, mas também é um grande indicador de quão consistente é o seu tráfego.
DICA: utilizar um mapa de calor é uma ótima estratégia para metrificar sua taxa de cliques.
Impressões
As impressões referem-se a quantas vezes seu site aparece nos resultados de pesquisa do Google, o que é útil para identificar suas palavras-chave de classificação.
A classificação por página pode informar quais páginas são classificadas como palavras-chave específicas, adicionando uma camada extra de informações para sua estratégia de otimização.
🌶️ Saiba mais sobre otimização eficaz em “Como otimizar seu site para os mecanismos de busca”.
CTR médio
O Google Webmaster Tools também mostrará a porcentagem de pessoas que viram seu site nos resultados de pesquisa do Google e se convenceram a clicar.
Basicamente, o CTR é o seu número de cliques ÷ impressões x 100, e é definitivamente uma métrica que você quer ficar de olho.
Por meio do Google Webmaster Tools, você pode identificar suas consultas de CTR mais altas (e mais baixas) para monitorá-las ao longo do tempo.
Posição média
Sua posição média destaca onde você está classificando nas SERPs do Google para palavras-chave ou páginas específicas.
Para todas as métricas acima, o Google Webmaster Tools oferece 16 meses de dados e permite comparar dois períodos históricos diferentes.
Você também pode filtrar por consulta, data, país e dispositivo, fornecendo uma visão abrangente do desempenho do seu site.
Preste atenção aos erros de indexação
O Google Webmaster Tools permite que você veja quantas páginas do seu site foram indexadas pelo Google desde o último rastreamento do site.
Mais importante, ele destaca quaisquer erros ou avisos de indexação e fornece informações para análise.
Por exemplo, você pode ter um código quebrado, URLs bloqueados ou um problema com o tema do seu site.
🌶️ Evite problemas comuns de indexação para que seu site continue visível nos buscadores, recebendo o volume de tráfego adequado.
Envie um mapa do site
Enviar um mapa do site para o Google Webmaster Tools pode melhorar a rastreabilidade do seu site e reduzir o risco de erros de indexação.
É uma ótima ferramenta para sites grandes porque é fácil para o Google perder alterações ou adições, mas novos sites também podem colher os benefícios de serem indexados mais rapidamente.
Faça uma inspeção de URL
A ferramenta de inspeção de URL permite analisar URLs específicas. Você pode ver uma comparação lado a lado do seu URL ativo e o URL que o Google tem em seu índice.
Isso permite que você verifique se há erros ou inconsistências e também pode ver a data em que a página foi rastreada pela última vez.
Acompanhe seus links
Com os backlinks ainda sendo incrivelmente importantes para qualquer estratégia de SEO SaaS, a seção de links do Google Webmaster Tools é uma de suas ferramentas mais valiosas.
Você não apenas pode visualizar o número total de backlinks do seu site, mas também ver quais domínios estão vinculando a você e o texto âncora que eles usam para fazer isso.
A seção de links internos é uma boa maneira de analisar a estrutura do seu site e verificar se o conteúdo principal contém o maior número de links.
Segurança e ações manuais.
O GWT enviará notificações por e-mail se alguma de suas páginas não estiver em conformidade com as diretrizes para webmasters do Google.
Por exemplo, se o Google detectar spam, cloaking ou links comprados, ele penaliza seu site e fornecerá mais instruções por meio dessa guia. Você também pode acompanhar quaisquer problemas de segurança aqui.
Outra forma de mostrar para o Google e para os usuários que seu site é seguro, é por meio do protocolo SSL (Secure Sockets Layer). O SSL dificulta ataques de hackers que tentam interceptar dados confidenciais, por exemplo.
A melhor forma de extrair o máximo do Google Webmaster Tools
Como falamos acima, a ferramenta de SEO do Google é ótima para identificar suas palavras-chave e páginas de conteúdo com melhor desempenho em seu site.
Dito isso, o Google Webmaster Tools não é a melhor ferramenta para expansão de palavras-chave se você deseja encontrar palavras-chave adicionais para direcionar ainda mais tráfego para seu site.
Uma alternativa melhor para a pesquisa de palavras-chave é a Ferramenta de Palavras-chave, que permite descobrir oportunidades de palavras-chave para segmentar públicos que estão procurando informações relacionadas ao seu negócio online.
A ferramenta de SEO dedicada é capaz de mostrar uma grande variedade de dados de palavras-chave, incluindo volume de palavras-chave, CPC, nível de concorrência e até tendências de palavras-chave.
Domine o GWT e conquiste mais clientes!
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