Google Update: atualização da plataforma premia conteúdo original e de qualidade
O Google anunciou nesta quinta-feira (18) uma atualização na ferramenta de busca: ela passará a dar preferência para conteúdos originais. Em outras palavras, feitos “por e para pessoas”.
O objetivo é reduzir a quantidade de clickbaits. Mas afinal, o que são os clickbaits? Bem, eles são um método infame usado para aumentar as visualizações e o engajamento de sites e vídeos – e, consequentemente, receita.
Ou seja, sites que utilizam técnicas “clickbait”, repetem conteúdos e/ou publicam textos de baixa qualidade podem perder relevância. Se o Google classificar o material como “clickbait”, todo o portal pode perder posições nas páginas de pesquisa.
Por outro lado, aquelas páginas que entregarem o resultado desejado, ou seja, oferecer ao usuário o que ele procurava, trará recompensas para o site.
Já aqueles criados mecanicamente ou baseados apenas no algoritmo do mecanismo de busca, sem foco no leitor, podem se tornar menos relevantes.
O que isso significa na prática? Que os primeiros lugares nas enquetes serão potencialmente ocupados por portais com publicações únicas e autênticas.
Segundo a gigante da tecnologia, esse é objetivo principal dessa nova atualização: recompensar quem cria conteúdo original.
Um estudo da MOZ com mais de 1 milhão de artigos revelou que conteúdo longo e de alta qualidade, apenas 15% do conteúdo total, recebe mais compartilhamentos e links do que outros formatos.
De acordo com a empresa, irá focar-se sobretudo em diminuir o peso do conteúdo que foi criado, sobretudo para melhorar a sua classificação nos resultados de pesquisa, conhecido como conteúdo “SEO-First”.
Isso é funcional?
A resposta é sim! Os testes que o Google realizou para validar essa atualização mostraram que ela conseguiu efetivamente melhorar os resultados que os usuários recebem ao pesquisar conteúdos relacionados a materiais educacionais, arte, entretenimento, compras e tecnologia.
Os dados indicam que 92,96% de todo o tráfego mundial vem do Google, portanto já dá para ter uma ideia do impacto que uma mudança dessa magnitude terá na forma como é produzido o conteúdo para internet.
Confira algumas questões fundamentais que devem ser levadas em consideração para que você possa continuar posicionando seu conteúdo nas primeiras páginas do Google:
- Seu público-alvo acharia o conteúdo útil se viesse diretamente ao seu site?
- Seu conteúdo ilustra claramente uma experiência única ou tem informações detalhadas?
- O site tem um foco principal?
- O visitante sentirá que aprendeu algo depois de ler o conteúdo?
- A experiência do visitante será satisfatória?
Como criar conteúdo top e disparar seus resultados?
No documento divulgado pelo Google, a empresa ressalta que a experiência do visitante indicará a qualidade do site.
Assim, confira abaixo algumas perguntas que podem te ajudar a construir um conteúdo de destaque:
- Seu público-alvo acharia o conteúdo útil se chegasse diretamente ao seu site?
- Seu conteúdo ilustra claramente uma experiência inédita ou você tem informações detalhadas?
- O conteúdo tem um foco principal?
- O visitante sentirá que aprendeu algo depois de ler o conteúdo?
- A experiência do visitante será satisfatória?
E o que você não deve fazer ao produzir seu conteúdo?
Uma boa dica é não escrever textos focados em garantir boas posições nos buscadores. Ou seja, textos repetitivos, altamente automatizados, repostados de outros lugares, muito resumidos, faltando profundidade no conteúdo e sem nicho definido deverão ser rebaixados pela ferramenta de busca.
O que é clickbait?
Esse método é bastante controverso, apesar de trazer resultados para as páginas e sites, ele engana os usuários com títulos chamativos que não possuem correspondência com o conteúdo completo na página.
Marketing de conteúdo traz resultados?
A disputa por resultados orgânicos dentro do Google é feroz. Isso porque os resultados podem ser extraordinários.
Um estudo feito pela Demand Metric diz que empresas com blogs produzem uma média de 67% mais leads mensalmente do que empresas que não blogam.
Sabia que 47% dos compradores visualizam de três a cinco conteúdos antes de se envolver entrar em contato com um vendedor da sua empresa?
Pois é! Apenas esse dado já mostra a importância do marketing de conteúdo para desenvolver a presença digital da sua empresa na internet.
A melhoria de qualidade dos Featured Snippets
Os features snippets, ou caixas de respostas, são as respostas diretas e curtas que são apresentadas pelo Google ao retornar uma pesquisa para uma palavra-chave.
A intenção é responder de forma direta à dúvida do usuário sem que ele necessite clicar e entrar em alguma página, esses Featured Snippets podem aparecer em três formatos: parágrafos, listas e tabelas.
Mas o que mudou com o update do Google? Utilizando o modelo mais recente de Inteligência Artificial, o Multitask Unified Model (MUM), os Featured Snippets desenvolveram a habilidade de compreender a noção de consenso.
Isso ocorre quando diversas fontes classificadas como de alta qualidade na internet convergem para concordar com um mesmo fato.
O motor de busca identifica e verifica frases de destaque e consegue automaticamente relacionar a outras fontes de alta qualidade na internet. A ferramenta ainda consegue entender palavras e conceitos diferentes utilizados para descrever a mesma coisa.
Por que eu, proprietário de uma empresa, deveria me importar com o Google?
Segundo pesquisa feita pela Rock Content, 55,8% das empresas realizam otimização de página. Considerando que a prática de SEO traz resultados a médio e longo prazo, os dados indicam quantos negócios já estão consolidados no mercado.
Além disso, das empresas entrevistadas, 89,3% praticam marketing de conteúdo e 85,9% integram essa estratégia com SEO. Os resultados obtidos com a otimização das páginas variam de acordo com o tempo de investimento, mas os resultados são inegáveis!
O que minha empresa ganha se eu investir em conteúdo de SEO?
- Crescimento orgânico do tráfego;
- Melhor qualidade de tráfego;
- Conquista das melhores posições do ranking nos SERPs;
- Aumento de vendas e receita.
As mudanças do Google são sustentáveis
É fato que a empresa americana vem há bastante tempo tentando combater a prática do clickbait, por prejudicar bastante a experiência do usuário na plataforma.
Essa nova iniciativa, lançada em agosto de 2022 (primeiramente apenas para páginas em inglês), intitulada “Conteúdo Útil”, busca finalmente acabar com a era dos clikbaits e trazer o conteúdo rico e relevante para o topo das páginas de busca.
Gostou do conteúdo sobre a atualização no mecanismo de busca promovida pelo Google? É fundamental ter um plano de ação bem estruturado para ter uma presença de sucesso da sua empresa nessa plataforma. Quer saber como?
A Chili é uma agência especialista em marketing de performance e atua para identificar, atrair e converter os consumidores com foco em resultados.
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