Mobile First: conheça as vantagens e descubra como aplicar
Atualmente é muito difícil imaginar a vida sem um smartphone na mão, no bolso ou no máximo a um metro de distância. Portanto, a otimização de sites para diferentes dispositivos veio para o centro das preocupações quando se fala em desenvolvimento de software.
Por essa razão, o pensamento Mobile First tem se tornado uma solução bastante vantajosa e, inclusive, mais lógica para os times de desenvolvimento. Nesse conteúdo, entenda o que é esse conceito, os princípios básicos e quais benefícios eles podem trazer para a sua empresa.
O que é mobile first?
O conceito do mobile first é bastante simples de entender. Basicamente, ele trata de priorizar os dispositivos móveis nos projetos web e sites.
Dessa forma, o projeto e desenvolvimento nativamente para mobile e posteriormente são feitas adaptações para desktops e outras plataformas.
Com o Mobile First, os desenvolvedores têm a flexibilidade de expandir em vez de reduzir.
Por exemplo, quando você começa a projetar para uma plataforma de desktop, há muito mais espaço para aproveitar.
Os principais elementos de design podem ser incríveis em uma plataforma de desktop, proporcionando uma ótima experiência ao usuário.
No entanto, quando esse design precisa ser adaptado para dispositivos móveis, você percebe que nenhuma das tecnologias que tornam a experiência do usuário de desktop incrível pode ser traduzida de forma eficiente para os dispositivos móveis.
Isso leva a uma experiência abaixo da média nos smartphones em comparação com a versão para desktop. Essa diferença pode gerar em alguns consumidores a percepção de que aquele projeto não foi desenvolvido com o devido cuidado ou atenção.
Um produto móvel que funciona bem, denota que você já priorizou recursos e capacidades da plataforma, e identificou os elementos essenciais de sua plataforma.
Quais as diferenças entre: design adaptativo, responsivo e mobile-first?
Entre todos os motivos, vale destacar 3 principais, que definitivamente vão repercutir em qualquer negócio:
User-friendly
Uma experiência positiva do produto em todos os dispositivos certamente resultará em conversões e retenção de clientes consistentemente aumentadas.
E essa, como todos sabem, é a principal preocupação de toda empresa. Se o site não estiver otimizado para dispositivos móveis, há um alto risco de que os usuários o visitem com menos frequência, mesmo que gostem do produto ou do conteúdo.
Portanto, a experiência do usuário em um site para dispositivos móveis, ou melhor, para telas pequenas, deve ser pensado nos mínimos detalhes.
Evite usar fontes pequenas, imagens de baixa qualidade, cortadas ou páginas mal dimensionadas. O pensamento Mobile-first ajuda muito nesses objetivos.
Páginas com carregamento rápido
As páginas que são imediatamente otimizadas para dispositivos móveis carregam mais rápido do que as páginas responsivas.
A facilidade do site, projetado de acordo com o princípio do Mobile First, é proporcionada por:
- publicar apenas conteúdo mais importante;
- uso de imagens sem perda de qualidade, mas em tamanho menor;
- a ausência de código pesado, que é obtido redimensionando os elementos do site usando CSS e muitas consultas de mídia;
- eliminação de possíveis “muletas” que os programadores podem usar para adaptação.
Prioridade de classificação do mecanismo de pesquisa
O Google definiu em 2016 as melhores diretrizes para o design de sites para dispositivos móveis. O gigante dos mecanismos de busca fez um dos maiores anúncios – a indexação mobile-first se tornaria o padrão para classificar sites.
Isso significa que o robô voltado para smartphones do Google rastreia o site primeiro e usa essa análise do conteúdo compatível com dispositivos móveis para indexar as páginas da Web, dados estruturados, snippets e todas as outras coisas.
Existe uma maneira de diagnosticar a versão adaptável do site para conformidade com o algoritmo Mobile First Index.
Sites criados no princípio Mobile First não precisam dessas verificações e recebem uma certa prioridade por padrão.
E como esses recursos se distinguem pela alta velocidade de carregamento da página, isso adiciona pontos a eles no ranking de SEO.
Então, agora que você conhece os motivos para escolher o design Mobile-first, é hora de explicar como fazê-lo.
Principais recursos de design dos sites para mobile
Foco no conteúdo
Como enfatizamos anteriormente, nesse tipo de design, o conteúdo vem em primeiro lugar. Ao projetar em uma tela pequena, você se concentra no essencial e retira tudo o que é desnecessário.
O comportamento dos usuários diante da tela do computador e com a tela do telefone é diferente. As versões para desktop geralmente têm recursos adicionais, pop-ups e espaço em branco.
No design móvel, os usuários precisam ver e ler facilmente o conteúdo. Isso significa navegação fácil, interface do usuário intuitiva e imagens de alta qualidade.
Hierarquia do conteúdo visual
Você pode melhorar a interação do usuário com seu site se souber não apenas o que mostrar, mas também como mostrá-lo.
A hierarquia visual do conteúdo envolve destacar seus componentes mais importantes e colocá-los nas áreas especiais de atenção para os usuários de smartphones.
Nesse caso, os designers podem usar técnicas psicológicas para focar a atenção do visitante do site nos elementos necessários.
Na área de trabalho, há um amplo campo horizontal para visualizar o conteúdo: você pode usar várias colunas, criar páginas e layouts vistosos.
Em dispositivos móveis, onde a tela é significativamente mais estreita, a principal ação ao visualizar as páginas é rolar para cima e para baixo.
A melhor opção para exibir conteúdo é de 1 a 2 colunas e, se você precisar organizar os elementos horizontalmente, deslize-os com um dedo.
Você pode seguir uma regra de ouro. Baseie sua abordagem de design em pesquisas sobre como os usuários seguram um smartphone na mão e como o operam.
Existem áreas que são difíceis de alcançar com uma mão. Conteúdo importante e com alto volume de cliques não deve ser colocado lá.
Facilidade de navegação
Uma boa navegação em um site móvel exige um design de alto nível. Isso porque ele deve oferecer uma jornada ideal para os usuários e precisa cumprir uma tarefa que não é simples.
Mas qual tarefa é essa? Bem, é necessário cumprir duas missões na interface do site: oferecer todos os recursos necessários para o usuário e ao mesmo tempo não distraí-lo do conteúdo principal.
O objetivo do Mobile First Design é colocar os botões, recursos e CTAs certos exatamente onde são necessários.
Hoje, cada vez mais, você pode encontrar menus com itens principais na parte inferior da página.
A tendência anterior era um menu de hambúrguer quando você clica no ícone, uma lista de seções disponíveis do site é aberta.
Porém, é preciso estudar bem o seu público e realizar um teste em série para dar preferência a qualquer template de navegação mobile.
Interface amigável
Cuidar da experiência do usuário ao navegar no site é outro atributo obrigatório do conceito Mobile First.
Ao projetar uma interface para celular, é necessário levar em consideração não apenas o espaço limitado de exibição, mas também outros recursos do uso de um smartphone, por exemplo, o controle por meio de uma tela sensível ao toque.
Isso significa que é necessário excluir a possibilidade de clicar no link ou botão errado.
Vale destacar também os recursos exclusivos no design mobile que podem melhorar a experiência do usuário. Aqui estão alguns deles:
- Usando a câmera – você pode fazer upload das imagens que deseja ou tirar uma foto instantânea, e a câmera também pode ajudar na leitura de códigos QR. Isso já dá 100 pontos a favor da experiência do usuário.
- Campos de preenchimento automático – a função de inserir automaticamente as informações armazenadas pode ajudar os usuários a não inserir seus dados toda vez que se cadastram ou compram.
- Verificação biométrica – Este pode ser um recurso controverso, mas certamente continua sendo muito conveniente. O reconhecimento facial ou reconhecimento de impressões digitais costumava estar nas tramas de filmes ou livros, mas hoje se tornou uma realidade. É um pecado perder a oportunidade e não dar ao seu usuário a opção de usar esta função ou não.
- Conexão rápida – em comparação com a versão desktop, o celular tem uma grande vantagem associada às informações de contato. Com um clique, você pode ir ao messenger, rede social, e-mail desejado ou entrar em contato diretamente com o gerenciador de contatos.
Gostou do conteúdo sobre essas boas práticas de construção de sites focados no mobile? É fundamental ter um plano de ação bem estruturado para ter uma presença de sucesso da sua empresa nessa plataforma. Quer saber como?
A Chili é uma agência especialista em marketing de performance e atua para identificar, atrair e converter os consumidores com foco em resultados.
Fale pra gente sobre suas experiências! Deixe nos comentários suas experiências usando essa técnica. Será de grande ajuda para outros profissionais.