20 fatores de rankeamento do Google

Você sabe quais fatores o algoritmo de busca usa para determinar o rankeamento do Google? Neste artigo, preparamos uma lista com os 20 principais fatores que influenciam o posicionamento SEO em 2025.

Seguir essas diretrizes é essencial para melhorar o posicionamento SEO e atrair tráfego qualificado ao seu site. Isso é especialmente importante para quem busca aumentar a visibilidade com o apoio de uma agência especializada em SEO ou uma consultoria SEO. Confira os detalhes:

Fatores de rankeamento de domínio

  • Protocolo WhoIs: o protocolo WhoIs é uma base de dados que permite acessar informações técnicas e administrativas sobre um domínio, como status, data de criação, expiração e detalhes de contato do registrante. Ter um WhoIs público transmite confiança a usuários e especialistas em SEO. Em contrapartida, um domínio associado a práticas suspeitas ou penalizado por infrações pode prejudicar seu posicionamento nos mecanismos de busca.
  • Localização da palavra-chave no domínio: as agências de SEO já identificaram que domínio que tem a palavra-chave logo em seu início tem vantagem em relação aos sites que não usam a palavra-chave ou a colocam no final; o mesmo se aplica para quando o termo se encontra no subdomínio.
  • Histórico do domínio: domínios que sofrem expirações constantes podem ter o histórico reiniciado pelo Google, reduzindo a autoridade de seus links e, consequentemente, seu posicionamento SEO.

Fatores de ranqueamento da página

  • TD-IDF: ao invés de trabalhar com a densidade de palavras-chave, o Google passou a usar o TD-IDF, um modelo que avalia a relevância de uma palavra em um texto considerando sua frequência no conteúdo e sua raridade em outros textos. Palavras comuns têm menor peso, enquanto termos específicos são mais relevantes. Isso permite usar palavras-chave de forma contextualizada, sem depender da repetição exata no texto.
  • Palavra-chave no começo da tag de título: tags de título que começam com a palavra-chave tendem a ter melhor desempenho no posicionamento de SEO que aquelas com a palavra-chave no final; adicionar o mesmo termo no H1 pode também indicar ao Google um sinal de relevância secundário;
  • Tamanho do conteúdo: conteúdos com mais palavras normalmente oferecem maior densidade e amplitude no tema, o que pode fazê-lo se destacar em relação a alternativas mais sucintas. Entenda mais sobre como agências de marketing digital fazem otimização de conteúdo e content pruning
  • Velocidade de carregamento da página via HTML: os mecanismos de buscas podem estimar a velocidade dos sites com precisão a partir do HTML das páginas, penalizando seu posicionamento SEO em caso de lentidão. Uma técnica eficaz para melhorar o tempo de carregamento das páginas é o lazy loading, que carrega apenas os elementos visíveis para o usuário inicialmente, deixando o restante para ser carregado conforme ele navega pela página. Isso reduz o tempo de carregamento percebido, tornando a experiência mais rápida e suave. 
  • Correspondência de identidade: sua agência especializada em SEO consegue entregar o que o usuário busca? Para isso, é possível obter um aumento de classificação para a sua palavra-chave. Ao utilizar uma canonical tag, você indica ao Google qual versão da URL é a original ou principal, garantindo que todo o valor e autoridade sejam atribuídos à página correta. O uso correto de canonical tags é uma prática fundamental para otimizar a arquitetura do site, evitando duplicações indesejadas e maximizando a visibilidade nas SERPs. 
  • Usabilidade mobile: sites responsivos e amigáveis para navegação no mobile podem ter vantagens no “mobile-first index” do Google. Saiba mais sobre como promover uma indexação eficaz para o seu site!
  • Multimídia: especialistas de SEO apontam que imagens, vídeos e outros elementos multimídia atuam como um sinal de qualidade de conteúdo. Além disso, esse conteúdo envia aos mecanismos de pesquisa importantes sinais de relevância por meio de seu nome de arquivo, texto alternativo, título, descrição e legenda.

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  • Tamanho da URL: URLs muito longas podem prejudicar a visibilidade da página do mecanismo de busca. Na verdade, vários estudos do setor descobriram que URLs curtas tendem a ter uma considerável vantagem nos resultados de pesquisa do Google;
  • Bullet points e listas numeradas: um conteúdo com bullet points e listas pode ajudar o leitor a escanear rapidamente a página e entender o contexto, facilitando sua leitura. Como a plataforma preza cada vez mais pela experiência do usuário, esse é um fator relevante para o rankeamento do Google e posicionamento de SEO;
  • Arquitetura do site: um site com arquitetura bem elaborada ajuda o Google a organizar tematicamente seu conteúdo, além de ajudar o Googlebot a acessar e indexar todas as páginas do seu site. E

Fatores de ranqueamento de backlinks

  • Número de domínios de referência: levantamentos de especialistas de SEO indicam que backlinks de múltiplos domínios únicos são mais valiosos do que muitos links vindos de um único domínio. Isso é sobretudo relevante no SEO internacional, onde domínios de grande autoridade alcançam um escopo global.
  • Qualidade dos domínios de referência: links provenientes de sites com alta autoridade (medida pela autoridade do domínio ou PageRank), como blogs ou páginas especializadas, têm um impacto maior no rankeamento do Google.
  • Contextualidade e relevância: links provenientes de conteúdos tematicamente relevantes para sua página possuem mais peso no rankeamento do Google. Além disso, estratégias de SEO local ajudam empresas a se conectarem com públicos específicos em regiões relevantes para o setor.
  • Texto âncora (anchor text): A presença de palavras-chave no texto âncora dos backlinks pode aumentar significativamente a relevância da página para essas palavras-chave.
  • Diversidade de tipos de links: uma combinação saudável de links dofollow e nofollow, com links de texto, imagens e redirecionamentos, indica um perfil de backlinks natural.
  • Localização do link na página: links posicionados dentro do corpo do texto (contextuais) têm mais valor do que aqueles no rodapé ou em barras laterais.

Constância do SEO linkbuilding: a frequência com que novos backlinks são adquiridos, especialmente de domínios confiáveis, indica que o conteúdo é relevante e atualizado.

 
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