SEO para Instagram: o que vem por aí e como se preparar?

Qualquer ferramenta que contenha mecanismo de busca pode – e deve – contar com uma estratégia de SEO.

E com o Instagram não é diferente.

A plataforma, que se consolidou como uma das principais redes sociais no Brasil e no mundo, apresenta um grande desafio para as empresas: crescer no alcance orgânico, já que a timeline dos usuários está cada vez mais concorrida entre posts de outros usuários e anúncios de marcas.

Porém, a plataforma terá novidades em breve e aumentará a possibilidade das marcas se destacarem de forma orgânica com estratégias de SEO para Instagram.

Neste artigo, você descobrirá quais são elas e como começar a se preparar.

Confira!

Buscas por palavras-chave no Instagram

Atualmente, o Instagram permite que usuários façam pesquisas por hashtags, locais e contas.

A novidade é que a plataforma começou a testar uma nova forma de busca, permitindo que os usuários façam pesquisa por palavras-chave no aplicativo.

Embora ainda não esteja disponível no Brasil, sabemos que nosso país é um mercado chave para as empresas de Mark Zuckerberg.

Então, o mais indicado é que as marcas comecem a se preparar para esse momento e invistam em SEO para Instagram.

Veja a seguir quais são os fatores de rankeamento que poderão influenciar no resultado das buscas por palavras-chave!

Possíveis fatores de rankeamento de SEO no Instagram

Nome de usuário

Se comparado ao SEO para Google, o nome de usuário é equivalente à url de um site.

Para ajudar o algoritmo do Instagram a entender do que se trata uma página, é indicado que a palavra-chave principal seja incluída em seu nome.

Um exemplo de como isso poderá ajudar no SEO para Instagram é o caso de um conteúdo sobre marketing digital postado em dois perfis distintos.

Um deles é de uma página com o termo “marketing” em seu nome de usuário, enquanto outro é de um perfil com nome “loja”.

Nessa situação, o algoritmo pode entender que o primeiro perfil é mais qualificado para falar sobre o assunto e, com isso, o post desse perfil pode obter destaque em relação ao outro.

Nome de exibição

O nome de exibição no Instagram é equivalente ao nome de um site.

É uma mudança menos impactante para as marcas que já estão no Instagram, pois pode ser trocado quantas vezes for necessário.

É indicado que contenha a palavra-chave principal do negócio.

Bio

A bio pode ser comparada à descrição inicial de um site.

Por ser mais extensa do que o nome de usuário e nome de exibição, ela pode conter tanto a palavra-chave principal quanto a secundária.

Porém, é preciso alinhá-la aos nomes colocados nas etapas anteriores, para que a descrição da BIO seja complementar ao nome de usuário e de exibição e não torne o perfil extremamente repetitivo.

Alt Text

Essa funcionalidade nada mais é do que o texto “backend” que descreve a imagem de um post, ajudando o algoritmo a entender do que ela se trata.

É bem provável que esse critério seja cada vez mais utilizado como fator decisivo para o alcance orgânico, não apenas porque ele facilita o trabalho do algoritmo, mas porque contribui com a acessibilidade do conteúdo para deficientes visuais, por exemplo.

Legendas

As legendas, já tão utilizadas em praticamente todos os posts, são equivalentes às metas descrições de um site.

Por esse motivo, devem conter variações das palavras-chaves principais e secundárias em um texto coeso que desperte o interesse do leitor.

Assim como nas meta descrições, é importante aproveitar todos os caracteres permitidos pela plataforma.

No caso da legenda no Instagram, é possível chegar a até 2.200 caracteres, onde a marca pode incluir palavras-chaves principais e secundárias, a fim de ajudar o algoritmo a contextualizar o post.

Menções e comentários

As menções e os comentários — também conhecidos como mídia espontânea — podem se equivaler aos backlinks nos sites, já que indicam que um conteúdo é relevante quando outras pessoas o recomendam.

Assim como no Google, as estratégias de SEO para Instagram provavelmente terão esse fator como um dos principais parâmetros para o rankeamento de um perfil.

Hashtags

Ainda não se sabe sobre o papel que as hashtags terão no SEO para Instagram, visto que elas ainda não se sabe o seu desdobramento, porém elas podem facilmente ser usadas para alavancar conteúdos não qualificados e o algoritmo deve levar isso em consideração.

Atualmente, elas ajudam os usuários a encontrar temas de seus interesses, mas isso pode sofrer mudanças quando a busca por palavras-chave se tornar uma realidade no Instagram brasileiro.

Embora tenha poucas definições concretas, as técnicas de SEO para Instagram podem começar a ser implementadas pelas marcas desde já, a fim de que ganhem vantagem perante à concorrência.

Se você deseja saber mais sobre SEO, conheça também as técnicas de SEO para Pinterest e posicione-se nessa plataforma que está em ascensão no Brasil!