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O que é Business Intelligence?

Ferramentas, processos, infraestrutura e TUDO orientado por DADOS. O BI chegou pra ficar!

O que significa Business Intelligence? Na tradução literal, “inteligência dos negócios”. Mas o seu significado é muito mais abrangente do que isso. Até porque o termo BI sofreu alterações linguísticas ao longo do tempo.

O Business Intelligence (BI) combina coleta e análise de dados, ferramentas e infraestrutura de dados, disponibilizada de forma prática para ajudar as organizações a tomar decisões orientadas por dados.

BI Moderno x BI Tradicional

Na prática, você tem acesso ao Business Intelligence quando possui uma visão abrangente dos dados da sua organização e utiliza esses dados para impulsionar mudanças, eliminar ineficiências e se adaptar rapidamente às mudanças de mercado e/ou fornecimento. É importante ressaltar que essa é uma definição muito atual de business intelligence. O próprio termo já passou por algumas distorções ao longo do tempo.

O BI tradicional, por outro lado, surgiu originalmente na década de 60 como um sistema de compartilhamento de informações entre organizações. Ele se desenvolveu ainda mais na década de 80, juntamente com modelos de computador para tomada de decisões, além da transformação de dados em insights, antes de se tornar uma oferta específica das equipes de BI com soluções de serviço dependentes de TI.

 

BI Moderno x BI Tradicional

Essa é uma análise antiquada e superficial do BI. Hoje em dia, os dados e gráficos vão muito além! As soluções modernas de Business Intelligence priorizam a análise flexível de autoatendimento, dados computados em plataformas confiáveis, usuários de negócios capacitados e a velocidade dos insights.

O que é Business Intelligence em essência?

BI não engloba uma “coisa” específica, mas sim um conjunto de atividades, ferramentas e recursos que agem em sintonia para criar uma visão abrangente do negócio, direcionando suas ações à melhor tomada de decisão.

Nos últimos anos, o BI evoluiu para incluir mais processos e atividades para ajudar a melhorar o desempenho. Esses processos incluem:

Coleta de Dados

Utilizando bancos de dados, estatísticas e machine learning, uma agência de business intelligence pode descobrir tendências relevantes em grandes conjuntos de informações registradas. Com o uso dessas técnicas avançadas, é possível extrair insights valiosos para ajudar as empresas a tomar decisões estratégicas mais embasadas. Além disso, a agência pode analisar os dados de diferentes fontes e identificar padrões que não seriam percebidos manualmente. Essas descobertas podem trazer vantagens competitivas significativas para as organizações que utilizam essa abordagem inteligente na gestão de seus dados.

 

Relatórios

A agência de business intelligence compartilha a análise de dados com as partes interessadas, permitindo que elas tirem conclusões, tomem decisões e registrem tudo em um relatório para futuras análises. Essa prática colaborativa ajuda a promover uma cultura de transparência e melhoria contínua dentro da organização. Com informações confiáveis e atualizadas, os stakeholders podem ter uma visão mais clara do desempenho do negócio e tomar medidas estratégicas mais embasadas.

 

Métricas de Desempenho e Benchmarking

Comparar os dados de desempenho atuais com os dados históricos é uma maneira eficaz de acompanhar o progresso em relação às metas estabelecidas. Geralmente, essa comparação é feita por meio de painéis personalizados, que fornecem informações visuais claras sobre a evolução do desempenho ao longo do tempo. Realizar uma análise detalhada da concorrência pode ser extremamente útil para identificar erros e acertos, bem como para desenvolver estratégias originais e inovadoras. Ao entender como os concorrentes estão se saindo e quais são as tendências do mercado, é possível tomar decisões mais informadas e adaptar as estratégias de acordo. Essa abordagem analítica e proativa é essencial para alcançar o sucesso empresarial.

 

Análise Descritiva

A agência de business intelligence utiliza a análise de dados preliminares para descobrir o que aconteceu em um determinado período, seja um resultado negativo ou positivo. Com base nessas informações, é possível obter insights valiosos sobre as causas e consequências dos eventos, auxiliando na tomada de decisões estratégicas. Essa abordagem analítica permite que a agência identifique padrões e tendências, fornecendo uma visão mais clara do panorama geral e impulsionando o sucesso dos negócios.

 

Análise Estatística

A agência de business intelligence utiliza métodos avançados para extrair e analisar dados, proporcionando insights valiosos aos seus clientes. Além da análise descritiva, eles também exploram estatísticas, tendências e mapeamento de motivos para entender o sucesso ou a queda de popularidade de algo. Com sua expertise, a agência ajuda as empresas a tomar decisões estratégicas com base em informações sólidas e confiáveis.

 

Pra que serve Business Intelligence?

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A resposta mais fácil, sinceramente, seria para a pergunta “para o que NÃO serve Business Intelligence?”.

BI pode ajudar as empresas a tomar melhores decisões mostrando dados atuais e históricos dentro de seu contexto ou nicho de negócios. Os analistas podem aproveitar o BI para fornecer benchmarks de desempenho de concorrentes, tornando sua organização mais assertiva e eficiente.

Os analistas de dados também podem identificar com mais facilidade as tendências do mercado para aumentar as vendas ou a receita. Utilizados da maneira correta, os dados certos podem ajudar em tudo, desde a conformidade, até os esforços de contratação.

Como uma agência de marketing digital pode te ajudar com o BI?

  • Análise da concorrência;
  • Análise do comportamento do cliente;
  • Acompanhamento de desempenho de ações de marketing;
  • Otimização das operações já existentes;
  • Identificar tendências do mercado;
  • Automatizar decisões baseadas em dados;
  • Identificar oportunidades de aumentar receita e lucratividade.

Ferramentas de Business Intelligence (BI)

Enquanto agência de marketing inbound, é evidente que Chili conta com algumas ferramentas de Business Intelligence para melhor orientar suas campanhas. Afinal, como já falamos anteriormente, trabalhar orientado por dados torna os negócios muito mais assertivos.

Sem mais delongas, vamos às ferramentas de BI mais populares atualmente.

Tableau

O Tableau é uma solução avançada de BI que fornece visualizações de dados estruturados e não estruturados. Ele pode fazer benchmarking, previsão, análise cruzada de banco de dados e muito mais.

Além dos painéis interativos e da funcionalidade de arrastar e soltar para facilitar o uso, o Tableau também tem uma função de pesquisa na língua nativa, o que auxilia seus usuários a encontrarem exatamente o que procuram com mais facilidade.

Seguindo a ordem natural do processamento de dados – captação, visualização e análise – o Tableau é uma ferramenta de operação intuitiva, de fácil utilização e que tem auxiliado milhares de empresas a crescer ao redor do mundo.

A ferramenta também traz integração com diversos bancos de dados importantes, como o Excel, Analytics, MySQL, Salesforce, entre outros.

O Tableau é gratuito, ágil, pode ser utilizado também para uso pessoal e produz insights poderosos!

Google Analytics 4 (GA4)

O Google descreve o mais recente Analytics como uma abordagem de próxima geração para rastreamento que leva em conta “a privacidade em primeiro lugar”, medição de canal x e dados preditivos baseados em IA de uma só vez.

Ao aplicar os modelos avançados de machine learning do Google, o novo Analytics pode preencher dados sobre o tráfego do site e o comportamento do usuário sem depender de cliques vindos de todas as páginas.

O Google Analytics 4 foi desenvolvido na mesma plataforma para o sistema “App + Web” lançado em 2019. A versão App + Web do Analytics foi focada principalmente em dados entre canais, o que significa que, através do BI, forneceu aos profissionais de marketing uma maneira de rastrear usuários em aplicativos, softwares e sites.

Tudo isso significa que seu principal objetivo é mudar a forma como os dados são mostrados para focar nos usuários – principalmente a jornada do usuário desde a primeira visita até a conversão final.

Além disso, o GA4 tem tudo a ver com “eventos”. Esses eventos são a principal forma de apresentação dos dados no novo Google Analytics.

Por fim, o processamento de machine learning neste novo Analytics significa que ele pode preencher lacunas onde as empresas não conseguem entender sua base de clientes completa devido a usuários que optam por não usar cookies e coleta de dados.

Os usuários da Internet, e até mesmo as empresas de navegadores, estão se tornando cada vez menos adeptos a permitir que o Analytics rastreie sessões ou retorne usuários usando cookies – por exemplo, o Mozilla Firefox mudou para bloquear o Analytics e muitos sites estão começando a usar o consentimento do visitante para definir seu rastreamento do Analytics .

A necessidade de algo como o Google Analytics 4 vem em grande parte das novas leis de proteção de privacidade e a diminuição da estabilidade das análises tradicionais. Muitas empresas que usam o Universal Google Analytics tradicional podem ter problemas com dados imprecisos ou ausentes devido às opções de consentimento de cookies exigidas por essas leis.

Por todos estes motivos (e muitos outros) o GA4 é uma das ferramentas de Business Intelligence mais importantes do rol da Chili!

Microsoft Power BI

O Microsoft Power BI, como eles mesmos gostam de se definir, é “uma coleção de serviços de software, aplicativos e conectores que trabalham juntos para transformar suas fontes de dados não relacionadas em insights coerentes, visualmente imersivos e interativos”.

Estes mesmos dados, podem ser uma planilha do Excel, uma coleção de dados cruzados baseados em nuvem e, num exemplo mais recente, até mesmo seu inventário de criptomoedas ou NFTs.

O Power BI permite que você se conecte facilmente às suas fontes de dados, visualize de forma clara o que é importante e compartilhe isso com quem você quiser dentro da plataforma.

Assim como o Tableau, o Microsoft Power BI possibilita uma clara visualização de dados, captação de insights poderosos e total liberdade na criação de campanhas e dashboards, tudo isso dentro de uma interface simples e amigável.

Google Data Studio

O Google Data Studio é uma ferramenta gratuita para criar painéis personalizáveis, interativos e responsivos. É possível construir painéis a partir de templates, utilizar os mais diversos gráficos, mapas e tabelas, aplicar a identidade da sua marca e utilizar outros recursos — tudo de forma simples e intuitiva, para que qualquer pessoa possa criar e entender os relatórios.

Um exemplo excelente de Business Intelligence (BI) que transforma dados brutos em informações estratégicas para as empresas. Por meio da visualização clara dos dados, o Google Data Studio reúne métricas e indicadores que apoiam a tomada de decisões e estratégias, para que as empresas assumam menos riscos e alcancem seus objetivos.

Parte do kit de ferramentas da plataforma de marketing do Google, o Google Data Studio é uma das ferramentas mais utilizadas aqui na Chili, pois oferece diversos recursos para auxiliar o marketing de pequenas e grandes empresas, e-commerce, orientar campanhas e muito mais!

BI x Data Analytics x Business Analytics

O BI, incluindo análise de dados e análise de negócios, é apenas uma parte de todo o processo. Neste contexto, uma agência business intelligence desempenha um papel crucial, auxiliando os usuários a tirar conclusões valiosas da análise de dados. Os cientistas de dados dessas agências aprofundam-se nas especificidades dos dados, usando estatísticas avançadas e análises preditivas para descobrir padrões e prever possíveis padrões futuros.

A análise de dados questiona “Por que isso aconteceu e o que pode acontecer a seguir?” Enquanto isso, a inteligência de negócios, com o apoio de uma agência de SEO, pega esses modelos e algoritmos e traduz os resultados em linguagem acionável. Isso é especialmente relevante porque, assim como o SEO, o Business Intelligence é um processo cíclico e contínuo, enfatizando a importância de uma estratégia de SEO bem planejada para melhorar a visibilidade online e o alcance de uma empresa.

Em resumo, as organizações realizam análises de negócios como parte de sua estratégia de BI mais ampla. O BI, apoiado por uma agência business intelligence, é projetado para responder a consultas específicas e fornecer análises rápidas para decisões ou planejamento. No entanto, as empresas podem utilizar os processos de análise para melhorar continuamente as perguntas de acompanhamento e a iteração.

A análise de negócios não deve ser um processo linear, pois responder a uma pergunta provavelmente levará a perguntas de acompanhamento e interação. Em vez disso, pense no processo como um ciclo de acesso a dados, descoberta, exploração e compartilhamento de informações, muito semelhante ao ciclo de análise. Esse termo moderno explica como as empresas, com o apoio de uma agência de SEO, usam a análise para reagir a perguntas e expectativas em mudança, destacando a sinergia entre SEO e BI na era digital.

O futuro do Business Intelligence

O BI está em constante evolução, sempre de acordo com as necessidades do consumidor e a tecnologia dos negócios, portanto, a cada ano, identificamos as tendências atuais para manter os usuários atualizados sobre as inovações.

É importante ressaltar, novamente, que o Business Intelligence e o machine learning precisam estar em sintonia, integrando insights da Inteligência Artificial (IA) ​​e convertendo em estratégias de BI completar.

À medida que as empresas se esforçam para ser mais orientadas por dados, os esforços para compartilhar dados tendem a aumentar cada vez mais. A visualização de dados será ainda mais essencial para trabalhar em conjunto entre equipes e departamentos.

O BI oferece recursos para rastreamento de vendas quase em tempo real, permite que os usuários descubram insights sobre o comportamento do cliente, prevejam lucros e muito mais.

Diversas indústrias, no varejo, e-commerces, seguros e até petróleo adotaram o Business Intelligence e, dessa forma, tornam-se cada vez mais integradas.

As plataformas de BI adaptam-se às novas tecnologias e às necessidades dos seus usuários. Talvez, daqui um tempo, vocês nem precisem mais da gente para orientar o marketing do seu negócio!

Até lá,

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