O que é CRO?

Otimização da Taxa de Conversão, ou CRO, é muito mais fácil de entender do que a maioria das pessoas imagina! Vamos ilustrar isso com uma situação do dia a dia: 

Como seres humanos acostumados com o acesso fácil à informação, nossa decisão de compra em um site é influenciada por uma combinação de fatores – desde o preço, até a velocidade de carregamento das páginas e a facilidade de encontrar o botão “adicionar ao carrinho”. São vários fatores que contribuem para a conversão. Isso é CRO

  • Criar títulos chamativos, 
  • Desenvolver o design de UX, 
  • Simplificar formulários, 
  • Garantir que as páginas carreguem corretamente em todos os navegadores, formatos e dispositivos, 

Facilitar as ações dos potenciais compradores no seu site, eliminando os obstáculos (e irritações) para os usuários e fazendo com que eles façam o que você deseja: comprar da sua marca!

Por que você precisa de CRO?

Digamos que o seu site está “voando” em diversos aspectos: um bom tráfego, SEO assertivo, anúncios de search bem direcionados, estratégias de conteúdo, social ads e até um comercial na TV. Excelente!

Infelizmente, apesar do grande volume de pessoas visitando o seu site, elas não estão fazendo aquilo que você deseja: não estão comprando. Muitos tomariam a decisão de pausar, refazer ou até de cortar os investimentos em marketing de vez, declarando que “não dá resultado”. 

Porém, se todos os KPIs (baixo CPC e CPM, alto CTR) estão se mostrando promissores e o seu site não está convertendo, você certamente está perdendo potenciais clientes – e não importa de onde eles estão vindo no momento. O importante é realizar a otimização de conversão e desenvolver uma estratégia CRO eficaz para aumentar as taxas de conversão do seu site.

Em números, como Conversion Rate Optimization (CRO) pode me ajudar?

Pode não parecer muito, mas aumentar a taxa de conversão do seu site de 1% para 1,1% pode significar muito dinheiro! Para exemplificar, vamos fazer um cálculo rápido supondo que o seu ticket médio seja de R$100:

 

Mockup CRO

Podemos observar um aumento de R$30 mil reais em vendas, sem alterar criativos, criar códigos promocionais ou anunciar numa mídia social diferente – talvez apenas alterar a posição do botão de “adicionar ao carrinho” nas páginas de produto seja o suficiente.

Os 6 pilares do CRO

Como dissemos acima, inúmeros são os fatores a serem considerados para se otimizar a taxa de conversão. Podemos subdividi-los em seis fatores, que podemos também chamar de 6 pilares do CRO. São eles:

Design

“Everything is design. Everything!” (Tudo é design. Tudo!). A icônica frase do diretor de arte americano Paul Rand ressoa até hoje como algo abstrato, mas muito verdadeiro. Nós, seres humanos, temos a visão como nosso principal dos cinco sentidos. Logo, o que agrada aos nossos olhos, tende a capturar a atenção por mais tempo.
Dito isso, o design do seu site ou landing page é o principal aspecto que irá definir uma boa experiência do usuário. Quanto mais apropriada ao seu público for a estética, maiores as chances de conversão.

Etapas do CRO

Uma estratégia de CRO bem executada é crucial para otimizar cada elemento da experiência do usuário, a fim de impulsionar conversões satisfatórias. Ao abordar metodicamente cada etapa desse processo, as empresas podem melhorar significativamente a eficácia de seus sites e campanhas digitais, transformando visitantes ocasionais em clientes valiosos. 

Como uma agência de SEO experiente, entendemos a importância de implementar uma estratégia CRO abrangente que se concentre em melhorar a experiência do usuário e aumentar as taxas de conversão. Seja qual for o critério a ser otimizada, deve seguir a mesma sequência de etapas:

 

1. Análise

Todos os dados já disponíveis para análise são coletados, mas é importante ressaltar que uma estratégia de análise de dados não se resume apenas aos dados existentes. 

Para aproveitar ao máximo o potencial da análise de dados, é necessário implementar uma estratégia proativa de coleta de dados, o que pode ser feito através de campanhas de reconhecimento efetivas. Portanto, se o seu negócio ainda não possui uma presença digital sólida, é fundamental investir nessa área para gerar os dados necessários e realizar uma análise completa e assertiva.

2. Relatórios

Por meio da análise dos dados coletados, desenvolvemos estratégias CRO para otimizar o desempenho do seu negócio. Nossos relatórios detalhados identificam não apenas as falhas que podem ser corrigidas imediatamente, mas também aquelas que exigirão mais tempo e esforço para solucionar. 

3. Planejamento

Planejar as ações de otimização de conversão é fundamental para o sucesso de qualquer negócio online. Ao estabelecermos prioridades claras, podemos direcionar nossos esforços para as estratégias que trarão resultados comprovados. 

É importante lembrar que a otimização de conversão não é um processo único, mas sim contínuo, exigindo análise constante e ajustes conforme necessário. Com um planejamento adequado e uma abordagem focada no CRO, podemos impulsionar o crescimento da nossa empresa e alcançar o máximo potencial de conversões.

4. Implementação

Para esta etapa, contar com uma agência de marketing digital competente se faz essencial. Além do time de designers, copywriters e desenvolvedores, é importante que a implementação seja feita com atenção aos detalhes. A coleta de dados desde o início da campanha de CRO garantirá resultados mais precisos e eficientes.

5. Testagem e Análise

Com a ajuda de uma agência de CRO especializada, é possível potencializar os resultados da otimização de conversão. Com testes A/B e páginas espelho, a análise contínua dos dados gerados permite identificar o melhor caminho para aumentar as taxas de conversão. 

É importante lembrar que, no marketing digital, as preferências do público estão sempre em constante mudança, por isso é essencial contar com uma equipe atualizada e dedicada ao acompanhamento dessa metamorfose.

O processo de CRO (Conversion Rate Optimization) da Chili!

Já passamos alguns roteiros e receitas para otimizar a taxa de conversão do seu site. Alguns procedimentos padrão que toda agência de marketing digital de alta performance que se preze deve executar.

Agora, vamos falar um pouco sobre a forma que NÓS fazemos. Fique atento(a) ao processo de CRO da Chili, a sua agência de marketing inbound de alta performance na América Latina:

Análise do seu Site

Nós instalamos ferramentas como Heap Mapping e Google Optimize para rastrear seus usuários e resgatar seus dados, tornando possível enxergar onde eles mais clicam – e os motivos pelos quais não convertem.

 

Relatório de Descobertas

Depois, nós estruturamos os seus dados e os convertemos em aprendizado, apontando testes A/B baseados nas descobertas para gerar novos dados imediatos e analisar o comportamento do usuário.

 

Deixe a Chili otimizar a sua taxa de conversão 

Dar um boost nas conversões é tudo sobre acertar na mosca com a experiência do usuário, e é aí que uma estratégia de CRO bem sacada entra em jogo. Mergulhar de cabeça e com método em cada etapa desse processo pode fazer uma baita diferença, transformando seu site ou campanha digital de algo que apenas “está lá” para um ímã de clientes. 

Aqui na Chili, somos mestres em SEO e sabemos como elaborar um plano de CRO que dá aquele tapa na experiência do usuário. Confie na Chili para ver as taxas de conversão decolarem!

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