Quando uma marca começa a investir em Marketing de Conteúdo, normalmente acaba se concentrando nas etapas de redação e copywriting, mas nem sempre considera uma tarefa muito importante dentro desse contexto: a pesquisa de palavras-chave.
O que é a pesquisa de palavra-chave?
Para o aumento do tráfego orgânico, é preciso criar conteúdo relevante que atenda às necessidades da persona e vá de encontro ao que ela busca na internet. A pesquisa de palavra-chave é uma excelente ferramenta para descobrir o que a persona busca e quais termos são mais utilizados
A importância da pesquisa de palavra-chave
Quando a produção é feita sem a utilização das palavras-chave mais adequadas, dificilmente o conteúdo auxiliará a empresa a gerar oportunidades de negócio e a gerar autoridade no seu segmento.
Como fazer uma pesquisa de palavra-chave eficiente?
Defina um tema
O primeiro passo é definir os macro temas a serem abordados no seu conteúdo. Para isso, é importante considerar os interesses da sua persona.
Como fazer uma pesquisa de palavra-chave eficiente?
Utilize uma ferramenta apropriada para a pesquisa
Mas, lembre-se que, independente da ferramenta escolhida, o mais importante é saber como interpretar as informações obtidas na pesquisa
Analise os resultados
Volume de pesquisa das palavras-chave
Este é o primeiro dado que você precisa analisar, pois demonstra se o termo tem alto, médio ou baixo volume.
Analise os resultados
Concorrência
Analisar quantas marcas estão buscando o rankeamento em determinada palavra-chave também é um ponto estratégico da pesquisa. Isso porque essa métrica vai demonstrar qual a dificuldade de obter um bom resultado na sua estratégia.
Analise os resultados
Selecione as oportunidades e crie as pautas
É nessa etapa que você deverá pesquisar referências acerca da palavra-chave escolhida, verificar quais conteúdos estão no topo do ranking de buscas, descobrir como os termos se encaixam com o contexto do seu negócio etc.
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