É uma representação gráfica que mostra em quais pontos de um site, ou blog, ocorreram mais atividades do usuário. Assim, o mostrará quais seções, links e banner do site são mais clicadas e recebem mais interações dos usuários.
Como funciona?
Por padrão, o mapa de calor utiliza cores quentes e frias para representar informações essenciais, isso facilita muito trabalho para que os profissionais de marketing avaliem o comportamento dos visitantes nas principais páginas do site.
Como funciona?
Enquanto cores quentes no mapa de calor tendem a representar áreas do site que recebem mais atenção dos usuários. Já as cores mais frias, como azul ou verde, representam áreas que recebem menos atenção ou são completamente ignoradas.
Qual a função do heatmap na estratégia de marketing?
Ao utilizar o mapa de calor, os profissionais de marketing e designers podem capturar o comportamento do usuário para entender melhor suas necessidades, desejos e demandas em relação ao site.
Qual a função do heatmap na estratégia de marketing?
Para os profissionais de marketing, os mapas de cliques mostram como determinada mensagem está impactando os usuários, se eles estão gostando ou não.
Qual a função do heatmap na estratégia de marketing?
Com base nas interações com o Call to Action, é possível avaliar se seu usuário ou visitante está sendo persuadido pela mensagem escolhida para o copy. Caso sim, ele tomará uma ação, neste caso, um clique
Qual a função do heatmap na estratégia de marketing?
Porém, também existem outras hipóteses. O botão do Call to Action pode estar posicionado incorretamente, muito acima ou muito abaixo, pode estar se confundindo com o plano de fundo da página ou ser muito pequeno.
Quando usar um mapa de calor na minha estratégia?
Os testes A/B são um bom ponto de partida
Eles representam duas opções, geralmente com uma pequena alteração entre uma e outra. Porém, apesar de discreta, essa mudança pode melhorar significativamente a experiência dos visitantes no site.
Quando usar um mapa de calor na minha estratégia?
Otimização da taxa de conversão ou CRO
A taxa de conversão mostra o número de visitantes que concluem uma ação em seu site. Esse número é calculado a partir do número total de visitantes
Quando usar um mapa de calor na minha estratégia?
Sites com muita informação com problemas de usabilidade
Ajudam a identificar os problemas de navegação na sua página ao destacar áreas em que seus usuários estão ficando confusos e acabam não seguindo os caminhos definidos para uma melhor experiência de usuário.
Quando usar um mapa de calor na minha estratégia?
Sites com muita informação com problemas de usabilidade
Ajudam a identificar os problemas de navegação na sua página ao destacar áreas em que seus usuários estão ficando confusos e acabam não seguindo os caminhos definidos para uma melhor experiência de usuário.
Os principais tipos de mapa de calor
Mapas de calor de cliques
Esse tipo de mapa pode ajudar a analisar quais partes da página da Web recebem mais cliques e quais recebem menos.
Os principais tipos de mapa de calor
Mapas de calor de rolagem
Usam transições de cores quentes para frias com o objetivo de mostrar até onde os usuários estão descendo na sua página.
Os principais tipos de mapa de calor
Mapas de calor de rastreamento do mouse
Rastreiam os movimentos do cursor do mouse na sua página da web, mostrando quais são os pontos de maior foco dos usuários nesta página.
Para aprender mais sobre mapas de calor na estratégia de marketing, visite nosso blog